Usar a tecnologia para pensar em pessoas, criar estratégias de segurança na prevenção de acidentes e na promoção da saúde no ambiente de trabalho. Com o foco nessas ferramentas, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizou, nesta quinta-feira (23), mais uma edição do Quintas da CBIC, transmitida pelo canal da entidade no YouTube.
Promovido pela Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), o encontro discutiu como ferramentas tecnológicas podem ser aplicadas de forma prática por empresas e trabalhadores do setor. Soluções como inteligência artificial e softwares de monitoramento vêm se tornando aliadas importantes na gestão de riscos e na antecipação de acidentes.
O debate foi conduzido pelo vice-presidente da CBIC, Eduardo Aroeira, que destacou o papel das inovações na promoção de ambientes mais seguros e na valorização da vida.“O cuidado com os nossos trabalhadores e terceirizados é fundamental, além de ser uma exigência legal. Esse sistema é fundamental para mitigar riscos e a tecnologia pode ajudar muito nisso, pensando nas pessoas”, afirmou Aroeira.
Para o vice-presidente de Política de Relações Trabalhistas da CBIC, Ricardo Dias Michelon, a incorporação da tecnologia é parte essencial da evolução do setor. “Em todas as pesquisas que realizamos, entendemos que o desenvolvimento da construção passa por tecnologia, pela segurança do trabalho e, principalmente, pelas pessoas”, reforçou.
Entre as experiências práticas apresentadas, Lucas Emmanuel Curty Urbaneck, gerente de Segurança do Trabalho da Acciona, mostrou como a empresa vem utilizando sistemas com inteligência artificial para reduzir acidentes e otimizar a gestão de segurança.
“A transformação digital trouxe ferramentas que ajudam muito a monitorar e proteger nossos trabalhadores — especialmente os que atuam sozinhos ou em áreas de risco. Temos câmeras inteligentes, sensores e sistemas de IA que processam informações em tempo real e geram alertas preventivos”, explicou.
O especialista em segurança também destacou que o Centro de Controle de Segurança da Acciona permite acompanhar canteiros em diferentes regiões do país e do mundo, identificando situações críticas, como eventos meteorológicos severos ou riscos de queda e exaustão térmica. “É uma forma potente de cuidar das pessoas, com todo o respeito e atenção necessários”, completou.
A gerente de Soluções Integradas de Saúde e Segurança do SESI, Katyana Aragão Menescal, apresentou o SEIF, sistema desenvolvido para a gestão de SST de empresas contratadas e terceirizadas, alinhado à legislação vigente. “A tecnologia traz segurança jurídica, padroniza a operação e reduz riscos trabalhistas. O SEIF auxilia tanto a empresa contratante quanto os prestadores de serviço, promovendo um controle mais transparente e integrado”, destacou.
O tema tem interface com o projeto “Conhecimento, Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção”, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).
The post Tecnologia a favor da segurança e da prevenção de acidentes no Quintas da CBIC appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.
















