O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Roraima (SINDUSCON-RR), com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER) e do SEBRAE-RR, apresentou nesta quarta-feira, dia 10 de setembro, os resultados do 8º Censo Imobiliário de Boa Vista, que trazem um retrato de adequação do setor e confirmam o bom momento do mercado imobiliário na capital.
Estiveram presentes o Presidente do Sinduscon-RR, Clerlânio Holanda, o vice-presidente da entidade, Edgilson Dantas Santos, o vice-presidente da FIER, Veronildo Holanda, o Diretor de Administração e Finanças do Sebrae-RR, Almir Sá, além de representantes do Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Sicoob, Sicredi, Caixa Econômica e Bradesco e também de entidades e empresas da construção civil de Roraima.
De acordo com a pesquisa, 49% da população brasileira manifesta intenção de comprar um imóvel nos próximos dois anos, o maior índice da série histórica. Mesmo com taxas de juros elevadas, a disposição em investir na casa própria se mostra cada vez mais forte, refletindo confiança no setor e a percepção de que financiar um imóvel é mais vantajoso do que continuar pagando aluguel.
Outro dado relevante é a mudança no perfil do comprador imobiliário. “Dos que têm intenção de adquirir um imóvel, 46% preferem apartamentos, contra 41% casas em rua. Esse movimento reforça a tendência de verticalização das cidades brasileiras — realidade que já começa a se consolidar também em Boa Vista, historicamente marcada por loteamentos e casas horizontais”, disse o Gestor da Brain Inteligência Estratégica, Anderson Gonçalves.
O levantamento aponta ainda que 28% dos interessados têm como principal motivação deixar de pagar aluguel, o que demonstra uma decisão financeira planejada, alinhada à busca por estabilidade patrimonial.
Em Boa Vista, os números reforçam essa conjuntura. A cidade apresenta crescimento populacional médio de 2,9% ao ano, o que representa aproximadamente 13.500 novos habitantes por ano.
Já o número de domicílios cresce a um ritmo ainda maior, de 3,5% ao ano, com um incremento estimado em 4.723 novos domicílios/ano. Esse cenário confirma a capital roraimense como uma cidade em expansão, impulsionada pela geração de emprego e renda.
No recorte local, os resultados do 8º Censo Imobiliário mostram que 2024 foi o melhor ano da série histórica em Boa Vista:
• Lançamentos: crescimento de 80% em relação a 2023 (de 2.102 para 5.250 unidades);
• Vendas: aumento de 75% (de 2.446 para 4.280 unidades);
• VGV (Valor Geral de Vendas): crescimento de 26% (de R$ 490,6 milhões para R$ 618,3 milhões).
The post Sinduscon-RR apresenta 8º Censo Imobiliário de Boa Vista appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.