Semana CANPAT Construção 2025: foco na gestão eficaz de segurança em trabalho em altura  

A segurança e o bem-estar dos trabalhadores voltam a ganhar destaque na construção civil nesta semana. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) abriu nesta segunda-feira (6) a Semana CANPAT Construção 2025, que neste ano tem como tema central a “Gestão eficaz de segurança e saúde no trabalho em altura na construção”. A programação, que segue até o dia 10 de outubro, reúne especialistas, autoridades e representantes da indústria em uma série de painéis transmitidos ao vivo pelo canal da CBIC no YouTube. O encerramento será marcado por ações presenciais do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas | Indústria da Construção 2025. 

A iniciativa é promovida pela CBIC, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT/MTE) e o Seconci Brasil, e tem como objetivo reforçar a cultura de prevenção de acidentes e o cuidado com a saúde e o bem-estar dos trabalhadores do setor. 

Durante a abertura, o presidente executivo da CBIC, Fernando Guedes, destacou a consolidação da campanha e o papel central da saúde e segurança no desenvolvimento da construção civil. 

“Já é um evento consolidado no nosso setor, porque saúde e segurança do trabalho são fundamentais para as nossas atividades. Buscar o bem-estar do trabalhador é o nosso desafio constante de todos os dias”, afirmou Guedes. “Ao longo desses oito anos, tivemos um alcance extraordinário entre profissionais, empresários e trabalhadores, e este ano tratamos de um tema essencial: a gestão do trabalho em altura.” 

Guedes também ressaltou a importância das parcerias institucionais que dão sustentação à campanha. 

“Sem o apoio do Sesi e do Seconci, que são grandes aliados do setor, não teríamos alcançado os resultados e o impacto que temos hoje. Essa cooperação é o que nos permite avançar de forma consistente na promoção de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis”, acrescentou. 

O vice-presidente de Política de Relações Trabalhistas da CBIC e presidente da CPRT, Ricardo Michelon, abriu o evento lembrando o histórico da campanha e sua contribuição para a evolução da cultura de segurança no setor. 

“A CANPAT Construção marca o compromisso da entidade em promover a cultura de prevenção de acidentes. Ao longo desses anos, se tornou um espaço de debate das principais lideranças e ações voltadas à saúde e segurança. Este ano, o foco no trabalho em altura é especialmente relevante, pois reflete o avanço do setor e sua conexão com o cuidado com as pessoas”, afirmou Michelon. 

Entre os parceiros presentes, o superintendente de Saúde e Segurança do Sesi-DN, Emmanuel Lacerda, reforçou o papel da indústria na promoção do bem-estar integral dos trabalhadores. 

“A indústria da construção tem feito o seu papel, reduzindo os níveis de afastamentos relacionados ao trabalho e de acidentes. Temos que ser intolerantes com os acidentes. Ainda existem, obviamente, e precisamos trabalhar contra isso. Essa agenda do bem-estar e da saúde integral se impõe em todos os setores, inclusive na construção. Iniciativas como a CANPAT reforçam a importância de levar segurança e saúde aos canteiros, em parceria com as entidades locais”, observou. 

O coordenador-geral de Fiscalização em Segurança e Saúde do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Fabiano Rizzo Carvalho, destacou os avanços e desafios do setor. 

“O número de acidentes e adoecimentos vem reduzindo, mas a informalidade ainda preocupa. Promover segurança e saúde vai muito além do fornecimento de EPIs, é um processo de conscientização que deve envolver empregadores e trabalhadores”, ressaltou. 

O vice-presidente do Seconci Brasil, Yuri Vaz de Paula, destacou a atuação permanente do Seconci na promoção de ambientes mais seguros. 

“Trabalhamos o ano inteiro junto às empresas e aos trabalhadores com treinamentos, programas ocupacionais e visitas em canteiros. A parceria com a CBIC e a CPRT é essencial para fortalecer essa agenda”, disse. 

Encerrando as falas da abertura, o vice-presidente do Sinduscon-SP e coordenador do Grupo Estratégico de SST da CPRT/CBIC, Haruo Ishikawa, reforçou a importância da formação contínua e do investimento em tecnologia para a redução de acidentes. 

“Investir em segurança dá lucro para as empresas. O trabalhador é quem constrói o Brasil, e cuidar da sua saúde física e mental é o que move o nosso setor. Estamos avançando em tecnologia e inovação para reduzir riscos e melhorar as condições nos canteiros”, afirmou. 

Confira a íntegra do painel da Semana CANPAT Construção 2025 clicando aqui ou acessando o perfil oficial da CBIC no YouTube. 

O tema tem interface com o projeto “Conhecimento, Segurança e Saúde no Trabalho da Indústria na Construção”, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).      

 

The post Semana CANPAT Construção 2025: foco na gestão eficaz de segurança em trabalho em altura   appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.

Compartilhe