Como seria uma rua ideal? Que tipo de estrutura e equipamentos ela deveria ter para garantir segurança e conforto para quem nela transita, independente da idade, gênero ou classe econômica? O projeto “Se essa rua fosse minha”, da Comissão de Infraestrutura (COINFRA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) buscou respostas para essa pergunta e vai apresenta-la com uma instalação inédita durante o Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC), que acontece de 08 a 11 de abril, em conjunto com a Feicon, em São Paulo. A rua ideal, desejada pelo cidadão, também será tema de painel com representantes do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada.
“O objetivo central do projeto é chamar a atenção para os equipamentos essenciais que devem estar presentes e disponíveis nas ruas das cidades brasileiras, para todos os cidadãos”, aponta Carlos Eduardo Lima Jorge, vice-presidente de Infraestrutura da CBIC. A instalação física reproduz os elementos apontados como desejáveis para uma rua ideal e será o eixo condutor de quem transitar pelo ENIC 100. No evento, serão debatidas quais ações são necessárias para que as cidades brasileiras possam ter ruas com uma melhor infraestrutura.
O projeto teve início através de uma pesquisa coordenada pelo grupo CBIC JOVEM, em parceria com a COINFRA, na busca de respostas para uma simples questão: “Como você gostaria que fosse a rua em que mora?”. As devolutivas trouxeram diversidade e mostraram as disparidades regionais e sociais de um país do tamanho do Brasil, com mais de 5 mil municípios.
A iniciativa inédita chamou atenção do poder público e foi apresentada pela CBIC à Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Ministério das Cidades. Realizado na cidade de Brasília em março, a reunião pode levar à ampliação do alcance do projeto. O encontro contou com a participação da Diretora do Departamento de Estruturação do Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Cristiana Scorza, e do Diretor de Adaptação das Cidades à Transição Climática e Transformação Digital, Yuri Rafael Della. “A partir deste encontro pudemos verificar com satisfação que o nosso projeto está representando um elo de convergência entre várias ações independentes dessa Secretaria, o que nos anima a prosseguir com ele após o ENIC 100”, afirma Carlos Eduardo.
Para saber dessas e das principais tendências e inovações do mercado da construção não deixe de se inscrever no ENIC. São mais de 100 horas de conteúdo com uma série de especialistas e players do mercado. As inscrições são gratuitas, não perca!
O Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC) é uma realização da CBIC, em parceria com a RX | FEICON e correalização com SESI e SENAI. O evento conta com o patrocínio da Saint-Gobain, no Hub de Sustentabilidade e Naming Room de Sustentabilidade; do Sebrae Nacional, no Hub de Inovação, e da Mútua, no Hub de Tecnologia. Além disso, conta ainda com os patrocinadores: Sienge, Itacer; Senior; Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex Brasil, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP; Multiplan; Brain; COFECI-CRECI; CIMI360; Esaf; One; Agilean; Exxata; Falconi, Konstroi; Mais Controle; Penetron; Seu Manual; Totvs; Zigurat; Yazo.
E conheça também a programação completa do ENIC 100 clicando aqui.
The post Se essa rua fosse minha: projeto ganha instalação e painel no ENIC 100 appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.