“Se essa rua fosse minha” inicia com reunião técnica e parceria firmada com Ministério das Cidades

Criar a possibilidade de cidades com mais infraestrutura esse é o Se essa rua fosse minha, uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) por meio da sua Comissão de Infraestrutura (Coinfra). Depois de dois anos de estudo e pesquisa, agora com a parceria firmada com o Ministério das Cidades, a iniciativa de implementação de equipamentos essenciais nas ruas brasileiras teve sua primeira reunião técnica hoje (18). E amanhã (19), tem seu lançamento oficial com a assinatura do acordo pelo ministro Jader Filho e pelo presidente da CBIC, Renato Correia.

O projeto se transformou em programa e a primeira reunião técnica entre a CBIC e o Ministério das Cidades contou com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, representada pela diretora Cristiana Scorza, o vice-presidente infraestrutura da CBIC Carlos Eduardo Lima Jorge, o consultor jurídico Fernando Vernalha, o diretor Vinicius Benevides, o gestor Hugo França e a engenheira Tereza Christina Coelho Cavalcanti da CODESE- DF.

“Essa primeira reunião foi dedicada ao alinhamento de expectativas e ao cronograma de desenvolvimento em torno do programa, com destaque para os critérios de elegibilidade dos projetos municipais, para os mecanismos de financiamento dos projetos, para o aproveitamento de experiências exitosas voltadas à requalificação de áreas urbanas degradadas”, comentou Carlos Eduardo. Na próxima semana, a Comissão de Infraestrutura da CBIC deve apresentar um plano de trabalho detalhado por etapas.

Para Cristiana Scorza, a expectativa é que o programa promova a implementação de orientações técnicas e experiências de instrumentos inovadores de requalificação urbana por meio de parcerias público-privadas para promover a regeneração de áreas urbanas degradadas. “É necessário implementar estratégias para superar o atual estado do desenvolvimento urbano nacional, combinando expertise técnica e capacidade de articulação institucional dos partícipes na criação de um modelo de concessões urbanísticas”, afirmou.

O lançamento oficial do programa acontece amanhã, às 15h, na sede do Sindicato da Indústria da Construção do Distrito Federal (Sinduscon-DF) com a presença de empresas construtoras, fornecedores, fabricantes de materiais e de equipamentos, projetistas, investidores e interessados no projeto. Para participar é necessário confirmar presença no link: https://forms.gle/VzUxJU9ARN96Jo9t9

O tema tem interface com o projeto “Infraestrutura como Caminho para Melhoria da Saúde, Segurança e Qualidade de Vida do Trabalhador”, da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi).

 

The post “Se essa rua fosse minha” inicia com reunião técnica e parceria firmada com Ministério das Cidades appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.

Compartilhe