Reforma tributária reduz distorções e abre espaço para avanço da industrialização

A reforma tributária que passou a valer no Brasil, neste ano, trouxe mudanças significativas e exigiu adaptações para empresários na construção, mas neste processo, ela também pode incentivar maior produtividade e a formalização das operações.  A mudança no modelo de cobrança, ao permitir o aproveitamento de créditos ao longo da cadeia, reduz distorções e tende a desestimular a informalidade. Além de criar condições para maior industrialização no setor.

“Além da própria apuração fiscal em si, que na minha opinião trará benefícios no final do dia, existem efeitos reflexos decorrentes da profissionalização da economia como um todo que vão incidir no setor da construção, especialmente a questão da informalidade e da industrialização. A reforma induzirá a industrialização com ganhos de produtividade e competitividade para o setor”, aponta Fernando Guedes Ferreira Filho, presidente-executivo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Atualmente, um dos principais entraves à industrialização é o custo elevado dos sistemas construtivos prontos, impactados pela incidência de tributos acumulados ao longo da cadeia. Produtos industrializados chegam ao canteiro com carga de imposto sobre imposto, o que reduz sua competitividade frente aos métodos tradicionais.

“Hoje o setor não industrializa essencialmente porque é caro, e é caro porque vem com uma carga de tributos muito grande. Com a mudança, o tributo não fará mais parte do custo dos insumos, inclusive os industrializados. Então, a industrialização se torna uma opção viável para a empresa adotar no seu processo produtivo”, explica Guedes.

Com o custo da compra do sistema industrializado menor, ele se torna uma opção mais competitiva e viável. Para aproveitar as oportunidades, as empresas precisam se adequar ao novo modelo para conhecer os caminhos que podem aumentar a produtividade e reduzir custos.

“A reforma tributária vai impor ao empresário decisões que são eminentemente empresariais, que podem fazer a diferença no negócio, torná-lo mais competitivo, mais produtivo, com ganhos de margem e de mercado”, conclui Guedes.

The post Reforma tributária reduz distorções e abre espaço para avanço da industrialização appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.

Compartilhe