Para ministro das Cidades, “Se essa rua fosse minha” endereça uma utopia possível 

“Se esse projeto se multiplicar pelas ruas do país, aí sim vamos ter um país justo”, apontou o ministro das Cidades, Jader Filho, na solenidade de assinatura do acordo de cooperação técnica do “Se essa rua fosse minha” entre a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o governo federal. A cerimônia aconteceu na sede do Sinduscon-DF, nesta terça-feira (19), com a presença de dirigentes da entidade, autoridades e empresários do setor.  

O evento foi um ato simbólico para transformar o projeto criado pela Comissão de Infraestrutura (Coinfra) em um programa nacional, com o objetivo de criar espaços que permitam às pessoas habitarem melhor o lugar onde vivem, com inclusão social, infraestrutura e serviços de qualidade. A implementação do “Se essa fosse Minha” tem o potencial de facilitar a articulação entre as esferas da administração pública, em parceria com o setor privado, para fomentar avanços em iluminação, pavimentação, saneamento e outras intervenções que resultem em maior qualidade de vida nas cidades. 

Ao detalhar a iniciativa, o ministro das Cidades reforçou o compromisso do governo em priorizar investimentos para melhorar a infraestrutura urbana. “Que possamos fazer com que esse projeto, que traz dignidade, se multiplique pelo Brasil. Vamos buscar cada vez mais colocá-lo como prioridade dentro do orçamento, fazendo com que o FGTS financie cada vez mais iniciativas como essa”, afirmou. 

O presidente da CBIC, Renato Correia, ressaltou a relevância da parceria para acelerar os processos técnicos e fomentar a requalificação dos espaços urbanos no país. “Que a CBIC possa dar suporte técnico para o desenvolvimento de modelos que acelerem a tomada de decisão nas prefeituras, nas áreas técnicas, licitando com o melhor custo, a melhor fonte de financiamento e a melhor qualidade possível. É por isso que essa parceria é tão importante, porque quem será beneficiado é o cidadão, com projetos de qualidade em infraestrutura, construção, pavimentação e drenagem. Esse é o conceito desse projeto”, frisou. 

“A CBIC, mais uma vez, cumpre seu papel de manter o setor da construção na liderança do esforço dedicado a gerar desenvolvimento econômico, inclusão social e qualidade de vida para todos os brasileiros. Um país sem infraestrutura não cresce, e uma infraestrutura urbana precária penaliza o cidadão”, reforçou Renato Correia, presidente da entidade. 

Utopia possível – “Agora, a nossa proposta é avançar para o segundo equipamento na vida dos cidadãos, que é a rua onde moram. Essa iniciativa promove a requalificação de áreas urbanas e estimula os aspectos sustentáveis de uma cidade. Queremos e podemos fazer juntos”, disse Carlos Eduardo Lima Jorge, vice-presidente de Infraestrutura da CBIC e idealizador do projeto. 

“O nome desse projeto já traz uma sensação de cuidado e de acolhimento. E a CBIC é parceira de longa data do Ministério, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento urbano. Tanto que gestores já demonstram interesse no projeto antes mesmo da publicação no Diário Oficial”, ressaltou Carlos Tomé, secretário nacional de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades. 

“É um projeto que vai fazer diferença na vida das pessoas, vai transformar cidades e acho que essa parceria tem tudo para dar certo”, destacou Adalberto Cleber Valadão Júnior, presidente do Sinduscon-DF. 

No encerramento, o ministro Jader Filho reforçou a importância da iniciativa: “Muitos podem achar que projetos como esse são utopia, mas já mostramos que sonhos podem virar realidade. O Minha Casa Minha Vida começou com a meta de 100 mil casas em um ano, e hoje entregamos esse número em pouco mais de um mês. As ruas que queremos para o Brasil são como as que vocês apresentaram aqui. Precisamos apontar caminhos, trabalhar em conjunto e buscar recursos para que, no futuro, possamos comemorar novos recordes — desta vez, de qualidade de vida nas nossas cidades”. 

O tema tem interface com o projeto “Infraestrutura como Caminho para Melhoria da Saúde, Segurança e Qualidade de Vida do Trabalhador”, da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi).     

The post Para ministro das Cidades, “Se essa rua fosse minha” endereça uma utopia possível  appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.

Compartilhe