Começou nesta quarta-feira (5), em São Paulo, a Oficina Construção 2030 organizada pela Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O evento tem como objetivo a validação da segunda parte do “Guia de Desenvolvimento e Adoção de Plataformas de Produto na Construção”, além do planejamento para aplicação prática do material para 2026.
O projeto começou em 2018 com o estudo de pensamento de futuro com foco na industrialização do setor que foi desdobrado em um plano de desenvolvimento de uma plataforma de produto para aplicação em construções de interesse social. E assim, criar um guia para que o processo pudesse ser replicado em projetos e obras no Brasil.
“Foi um dia de grande interação. A qualidade do grupo aumenta a expectativa quanto a próxima etapa do projeto, a materialização de uma plataforma de referência”, apontou durante o debate Dionyzio Klavdianos, vice-presidente de Inovação da CBIC.
A dinâmica contou com a participação de membros da COMAT e de sindicatos de várias partes do Brasil, além de especialistas da área. Os participantes foram divididos em grupo para analisar e consolidar os capítulos do guia para validar o texto final que deve ser finalizado até o fim de novembro.
O processo foi conduzido pelo consultor do projeto Construção 2030, Fabio Queda. “Esse é um dos projetos que eu participei que mais teve longevidade e ideias de transformação levam tempo. No ano passado, trabalhamos conceito, e agora vamos passar para aplicação. E em 2026 vamos colocar em prática”, apontou. A COMAT/CBIC homenageou o grupo que contribuiu com a elaboração do Guia com um certificado e o consultor com uma placa comemorativa.
A segunda parte do guia detalha os processos e orienta como reestruturar modelos de negócio e práticas de trabalho para apoiar o desenvolvimento e a implantação das plataformas. A primeira parte já foi publicada pela CBIC e pode ser acessada aqui
O tema tem interface com o projeto “Construção 2030”, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da CBIC, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
The post Oficina da COMAT valida “Guia de Desenvolvimento e Adoção de Plataformas de Produto na Construção” em São Paulo appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.
















