Novo estudo da COINFRA reforça agenda de infraestrutura sustentável na próxima reunião 

A Comissão de Infraestrutura (COINFRA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realiza, nesta quinta-feira (4), das 14h às 16h, reunião online com transmissão pelo YouTube da entidade. O encontro marcará o lançamento de duas publicações desenvolvidas pela comissão em parceria com o SENAI: a atualização do Manual de Concessões Rodoviárias para Pequenas e Médias Empresas e o estudo “Caminhos para a Infraestrutura Sustentável”.  

O encontro será aberto pelo vice-presidente de Infraestrutura da CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge, e contará com as apresentações técnicas dos consultores responsáveis: a Dra. Angélica Petian, autora do manual, e o Dr. Marcos Saes, que apresentará o estudo. Ele conduzirá a apresentação do estudo “Caminhos para a Infraestrutura Sustentável”, que analisa tendências e boas práticas aplicadas em projetos no Brasil, com foco em soluções ambientalmente responsáveis e economicamente viáveis.  

O encontro terá ainda a participação especial de Adailton Dias, do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) Federal, e de Nilson Sarti, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CMA/CBIC).  

Estudo aponta bases para uma infraestrutura alinhada às dimensões ambiental, social e econômica 

O estudo “Caminhos para a Infraestrutura Sustentável” reúne fundamentos técnicos, conceitos e reflexões essenciais para o desenvolvimento de projetos no país. Elaborada pela COINFRA em parceria com o SENAI, a publicação organiza informações e reforça o entendimento de que a sustentabilidade é parte estruturante do setor. 

Para Lima Jorge, o documento traz clareza sobre duas premissas importantes para o setor.  

“O que levou a COINFRA a elaborar esse estudo se apoiou na necessidade de cristalizar duas verdades importantes para o setor e para a sociedade. A primeira refere-se à demonstração de que o desenvolvimento sustentável da infraestrutura não se choca com o respeito ao meio ambiente, pelo contrário, é uma forma concreta de preservação ambiental. E a segunda é a demonstração de que, na área da infraestrutura, os projetos no Brasil caminham a passos largos baseados na sustentabilidade ambiental, social e econômica.” 

O consultor Marcos Saes, responsável pela apresentação da publicação, destacou que ainda há percepções distorcidas sobre sustentabilidade na infraestrutura.  

“O meio ambiente tem se destacado nas discussões sobre infraestrutura. Apesar de muitas pessoas entenderem que a sustentabilidade está ligada apenas à preservação ambiental, esse não é o caso. Sustentabilidade é a conciliação entre os interesses sociais, os aspectos ambientais e o necessário desenvolvimento econômico, sem priorização de um em detrimento dos demais”, disse.  

Ele reforça que o estudo busca aproximar o tema da realidade das empresas. “O objetivo com o estudo é fugir daquele discurso alheio à realidade, defendendo a adoção de medidas sustentáveis como um diferencial de mercado para a empresa, além de trazer uma exemplificação mais prática dos reflexos financeiros positivos que a adoção dessas práticas pode trazer às empresas”, afirmou. 

O tema tem interface com o projeto “Capacitação e Sustentabilidade para a Infraestrutura do Futuro”, da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). 

The post Novo estudo da COINFRA reforça agenda de infraestrutura sustentável na próxima reunião  appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.

Compartilhe