Nova Ficha com Dados de Segurança (FDS) passa a ser obrigatória no Brasil a partir de julho de 2025

No dia 3 de julho de 2025, findou-se oficialmente o período de transição das Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos – FISPQs para as novas Fichas com Dados de Segurança (FDSs), conforme a NBR 14725:2023 da ABNT. 

A atualização marca um novo padrão obrigatório de comunicação de perigos químicos, com impactos diretos na gestão de SST, meio ambiente e auditorias ISO. 

Com a entrada da FDS, obrigatória desde 04/07/2025, faz-se necessária atualização nas empresas de todos seus documentos, capacitação de suas equipes e adaptação aos novos critérios de classificação e rotulagem. 

Esta atualização das FISPQs para FDSs demonstram um avanço significativo no alinhamento do Brasil com as diretrizes do Sistema Globalmente Harmonizado (GHS), promovendo maior clareza e padronização na comunicação de perigos químicos. 

A FISPQ foi eficiente no seu tempo, mas hoje temos novas exigências de padronização e clareza impostas pelas versões mais recentes do GHS. Com a nova FDS se adota uma estrutura internacional de 16 seções, com informações mais detalhadas, atualizadas e de fácil compreensão, reforçando a prevenção e a gestão de riscos químicos nos ambientes de trabalho. 

A obrigatoriedade da FDS exige que empresas atualizem seus documentos, capacitem suas equipes e se adaptem aos novos critérios de classificação e rotulagem. Mais do que uma mudança de nome, trata-se de uma evolução na comunicação de perigos, promovendo maior segurança, transparência e responsabilidade, exigindo que as empresas revejam suas estruturas, procedimentos e responsabilidades técnicas. 

 

The post Nova Ficha com Dados de Segurança (FDS) passa a ser obrigatória no Brasil a partir de julho de 2025 appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.

Compartilhe