A atuação das mulheres no setor da construção civil vai ser o tema do evento que celebra os dois anos da rede “A Metamorfose das Mulheres que Constroem”. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) participa do encontro, que acontece no dia 13 de agosto, em São Paulo, para apresentar o projeto “Elas Constroem”, da Comissão de Responsabilidade Social.
O evento reúne engenheiras, arquitetas, projetistas, gestoras, lideranças e representantes de diversas entidades do setor em torno de assuntos importantes como: inclusão, diversidade, igualdade de oportunidades, valorização e respeito à mulher no canteiro de obras e nos bastidores da construção.
Com o tema “Você é o seu maior projeto”, o encontro vai abordar pilares como saúde física, mental e emocional, além de tratar questões como carreira, responsabilidade social e inclusão. O foco é debater soluções coletivas e inclusivas para os desafios enfrentados pelas mulheres na construção e na sociedade. As inscrições estão abertas no site da organização (link).
De acordo com o estudo “Mulheres na Indústria da Construção”, realizado pela FGV em parceria com o SindusCon-SP e o Seconci-SP em 2022, apenas 10,7% da força de trabalho formal no setor é composta por mulheres. Uma pesquisa do Portal AECweb, com o Sienge Comunidade e o Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção da Softplan, revela ainda que 77% dos profissionais do setor percebem a existência de preconceito em relação à atuação feminina.
A vice-presidente de Responsabilidade Social da CBIC, Ana Cláudia Gomes, participa do evento para apresentar o projeto Elas Constroem. “Esse é um evento que fala sobre a rede de mulheres e com objetivo de fortalecer, criar uma rede, reunir as mulheres que trabalham no setor e que vamos participar pela parceria com a SindusCon-SP e o Seconci-SP”, aponta Ana Cláudia.
O Elas Constroem já reuniu 15 lideranças femininas em 12 localidades brasileiras para promover capacitação técnica para mulheres em parceria com o SENAI. O projeto busca estruturar a entrada de mulheres na construção civil de forma planejada, considerando a realidade das empresas e as demandas específicas do mercado.
A idealizadora do projeto “A Metamorfose das Mulheres que Constroem” e sócia e cofundadora da MConsult Engenharia, Aline Guasti, destacou a importância do apoio de entidades nacionais como a CBIC para o fortalecimento dessa pauta. “Ter a presença da Ana Claudia como palestrante debatedora num painel, não é apenas um sinal de representatividade, é um posicionamento institucional de peso, mostrando que a CBIC está conectada às demandas sociais, à equidade e à inovação humana no setor, porque acreditamos que as mudanças só acontecerão, quando os diálogos forem ampliados e em conjunto”, afirmou.
The post Mulheres que Constroem: CBIC participa de evento sobre atuação feminina no setor appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.