Juros elevados comprometem continuidade de obras públicas, alerta vice-presidente da Coinfra/CBIC

Em entrevista ao jornal da Agência iNFRA, o vice-presidente da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Carlos Eduardo Lima Jorge, alertou para os impactos do cenário de juros elevados na continuidade de obras públicas em todo o país. Segundo ele, o atual momento econômico tem gerado preocupação nas empresas contratadas diretamente pelo setor público, especialmente em projetos com financiamento direto do orçamento de governos estaduais e prefeituras.

Lima Jorge destacou que os longos prazos de pagamento — muitas vezes superiores a 90 dias —, aliados à alta taxa de juros, criam desequilíbrios que afetam o fluxo de caixa das empresas responsáveis pelas obras. “Na média geral, os custos desses financiamentos ficaram muito caros e isso acaba gerando inadimplência e restrições”, afirmou.

O dirigente também enfatizou que as empresas têm buscado manter os compromissos dos contratos em andamento, mas já avaliam o risco de paralisações se as condições econômicas persistirem desfavoráveis. “Há um grande risco de não execução de obras públicas. Não vejo fôlego das empresas para aguentar. Está bem difícil”, pontuou.

A fala do vice-presidente da Coinfra/CBIC reforça a importância de um ambiente econômico estável e de políticas públicas que garantam previsibilidade e segurança jurídica para a continuidade dos investimentos em infraestrutura.

The post Juros elevados comprometem continuidade de obras públicas, alerta vice-presidente da Coinfra/CBIC appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.

Compartilhe