Empresários do setor da construção acompanham com preocupação o debate em torno da redução da jornada de trabalho. No momento em que o Congresso Nacional discute a introdução da jornada 5×2 no Brasil, desafios estratégicos da agenda trabalhista ganham novo fôlego, como a baixa produtividade e o custo da mão de obra. Vocalizando o entendimento do setor, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) defende que a alteração da jornada faça parte de um olhar mais amplo para o mundo do trabalho no país.
“Nós entendemos que essa alteração precisa ser discutida de forma mais abrangente, porque alterar a carga de trabalho impacta diretamente os custos, sem uma contrapartida de produtividade”, avalia Renato Correia, presidente da CBIC. “É preciso discutir com profundidade e seriedade, para que tenhamos um projeto de aumento da produtividade de forma que, no futuro, possamos pensar em redução de jornada”, acrescenta, destacando que o aumento da produtividade orientou a redução de jornada de trabalho em diversos países do mundo.
Em janeiro, a entidade divulgou posicionamento consolidando a visão dos empresários do setor. “De fato, no momento em que a produtividade do trabalho está estagnada no Brasil, distante da observada nas grandes economias e até mesmo em países emergentes, a simples alteração da jornada certamente trará efeitos críticos para empresas e trabalhadores”, aponta o documento. “Outra questão relevante e que está fora desse debate é o alto custo dos encargos incidentes sobre a mão de obra brasileira, dos maiores do mundo, que dificulta a contratação e leva o País a ter um alto índice de trabalhadores informais”.
Conheça o posicionamento da CBIC
Correia enfatizou aspectos que impactam a decisão de mudança da jornada de trabalho para a indústria da construção, como o Custo Brasil e o excesso de burocracia, o déficit de infraestrutura, a absorção de tecnologia e inovação e o potencial estímulo à informalidade. Segundo ele, a CBIC está preparada para levar esclarecimentos e argumentos técnicos ao governo federal e ao poder legislativo, de forma a contribuir com o debate.
The post Jornada 6×1: CBIC defende discussão mais ampla, que melhore indicadores de produtividade appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.
















