A escassez de mão de obra qualificada e a falta de engenheiros têm se tornado um dos maiores desafios para a construção civil. Com fórmulas tradicionais que já não respondem às exigências do mercado, é preciso adotar novas estratégias de gestão, que unem pessoas, processos e tecnologia para garantir a competitividade.
É com esse foco que a Imersão em Mão de Obra, um programa executivo presencial, reunirá líderes e especialistas em São Paulo, nos dias 28 e 29 de outubro, no Espaço FIT Eventos. O evento foi desenhado para apresentar soluções que vão além da teoria, com foco em resultados práticos e mensuráveis.
A programação detalhada do evento foi totalmente reformulada para o dia 28 de outubro (terça-feira) e agora conta com novos painéis e palestrantes:
● O Mercado de Trabalho na Construção Civil: Palestras de Felipe Boaventura (SindusCon-BH) e Rodrigo Dias (VBD Advogados) abordarão o panorama da mão de obra no Brasil e os impactos da Reforma Tributária na gestão e nos custos. Um painel especial reunirá Felipe Boaventura, Rodrigo Dias e Ramalho da Construção (Sintracon-SP).
● Gestão de Mão de Obra e os Impactos no Negócio: Com a participação de Lilian Assunção (Movas) e Camila Pimenta (Senai), este bloco discutirá aspectos culturais na atração e retenção de talentos. Alessandra Silva (Conx) apresentará como a padronização e automação podem antecipar o faturamento em mais de 30 dias. Já Leonardo Lima (Konstroi) abordará o uso de tecnologia na prática.
● Engenharia e Tecnologia para a Produtividade: Este bloco mostrará como a tecnologia e o planejamento estratégico podem trazer ganhos reais para a obra. O professor Ubiraci Espinelli (Produtime), uma das maiores referências do setor, mostrará como é possível aumentar a produtividade em pelo menos 30% com planejamento logístico. Ele e Renato Mauro Filho (REM Construtora) ainda discutirão como investir em engenharia e pré-fabricação pode reduzir o efetivo de obra em mais de 70 pessoas. André Quinderé (Agilean) também falará sobre o Método Lean.
● Cases Práticos: A imersão se encerra com a apresentação de cases reais de empresas que superaram os desafios da mão de obra, com palestras de Moura Dubeux e Wesley Feu (Instituto Engenheiro Joaquim Correia).
No segundo dia, 29 de outubro (quarta-feira), os participantes terão a oportunidade de aplicar o conhecimento em visitas técnicas à obra Altitude Jardins, da REM Construtora, para ver de perto a aplicação das estratégias discutidas.
Os ingressos para o 1º Lote já estão disponíveis até 8 de outubro, com valores a partir de R$ 1.220 (STANDARD – 1 dia de palestras) e R$ 1.650 (FULL – 2 dias, palestras + visitas).
Para garantir sua vaga e acessar a programação completa, acesse: https://gruainsights.com/conteudos/imersao-gestao-mao-de-obra/
Para desconto basta aplicar o cupom: CBIC-10
The post Imersão em Gestão de Mão de Obra revela estratégias para superar escassez de talentos e impulsionar competitividade no setor appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.