A Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) encerra 2025 com um conjunto robusto de entregas estratégicas. O ano foi marcado pela expansão da cultura de gestão compartilhada, pelo fortalecimento das relações com grandes contratantes industriais e pela ampliação do debate setorial por meio de estudos inéditos, roadshows, fóruns e ações de valorização da engenharia.
Segundo o vice-presidente da área de Obras Industriais e Corporativas da CBIC, Ilso Oliveira, o ciclo foi decisivo para consolidar diretrizes e alinhar o setor a um ambiente de maior complexidade técnica. “Em 2025 tivemos muitos avanços na COIC, sendo os principais a identificação dos planos de projetos dos clientes, o avanço na divulgação e prática da cultura da gestão compartilhada, as realizações dos roadshows, o lançamento do trabalho sobre eficácia dos consórcios e o projeto de valorização da engenharia”, afirma.
A comissão estruturou sua atuação em três frentes principais: Difusão da gestão compartilhada, o estímulo à formação profissional nas áreas da engenharia e a divulgação da campanha nacional da valorização da engenharia, e a qualificação técnica das discussões setoriais por meio de estudos, eventos e grupos permanentes de trabalho. A agenda técnica foi reforçada pelo Comitê de Inteligência Estratégica (CIE-COIC), responsável por avaliar tendências, acompanhar projetos estruturantes e subsidiar o planejamento do ciclo 2026.
Do ponto de vista técnico, dois estudos inéditos se destacaram: a análise sobre a eficácia de consórcios em obras industriais e a aplicação de KPIs e indicadores de maturidade voltados à gestão compartilhada. As pesquisas passarão a compor o acervo da COIC e servirão de base para projetos piloto e ações previstas no próximo ano, especialmente no que diz respeito ao uso de indicadores, governança e coordenação entre empresas.
Outro avanço relevante foi o relançamento do curso EAD de Gestão Compartilhada, iniciativa voltada à capacitação profissional e à promoção das melhores práticas de gestão compartilhada em projetos. O curso está disponível para profissionais do setor e pode ser acessado em https://brasil.cbic.org.br/gestao-compartilhada,
Ao longo de 2025, a Comissão também intensificou sua presença nacional por meio dos Roadshows COIC, fóruns regionais, encontros técnicos e iniciativas voltadas à divulgação dos planos de investimentos e ao fomento da formação profissional nas áreas da engenharia. A Campanha de Valorização da Engenharia, desenvolvida em parceria com entidades estaduais e escolas SESI, aproximou alunos do ensino médio e superior do mercado de engenharia, além de promover debates sobre competências essenciais e tendências de carreira.
Apesar dos avanços, o ano foi marcado por desafios que impactaram diretamente o ritmo de novos investimentos industriais. Entre os principais entraves, O vice-presidente de Obras Industriais destaca a falta de mão de obra qualificada e o ambiente macroeconômico adverso. “No ano de 2025 tivemos muitos desafios, sendo os principais a falta de mão de obra, a insegurança para startar projetos diante do conturbado cenário econômico e o elevado nível das taxas de juros”, observa.
Mesmo diante desse cenário, a avaliação é de que a CBIC consolidou sua relevância e ampliou sua interlocução com empresas, fornecedores e contratantes. Oliveira reforça que o setor reconhece cada vez mais o papel da entidade na agenda de obras industriais. “A CBIC está com um papel muito relevante no setor de obras industriais, onde as empresas estão cada vez mais percebendo valor em suas ações”, destaca.
The post Gestão, inovação e formação: os pilares que marcaram o ano da COIC em 2025 appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.
















