Uma das grandes questões atuais da construção no Brasil, assim como outros setores da economia, é a retenção da mão de obra, conquista de novos entrantes e qualificação continuada do trabalhador. Tema estratégico à mesa de entidades representativas e empresários do setor, o desafio da mão de obra pauta plenária do Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC), promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) de 08 a 11 de abril no pavilhão 8 da São Paulo Expo, em conjunto com a Feicon.
O evento é gratuito e as inscrições estão abertas. Participe!
A plenária “Mão de obra e produtividade” buscará respostas ao desafio de como gerar engajamento e maior interesse nas profissões da indústria da construção. “Nosso objetivo no painel vai ser debater esses desafios, ampliando o horizonte do debate para um ambiente global, onde a gente consiga entender como é que isso está sendo visto também lá fora. E assim trazer novas ideias, novos aprendizados, ampliando o nosso horizonte do olhar”, aponta Ricardo Dias Michelon, vice-presidente de Política de Relações Trabalhistas da CBIC.
De acordo com dados levantados e divulgados pela CBIC, 71% dos trabalhadores do setor se mostraram interessados em realizar cursos de qualificação para aprimorar suas habilidades. Com mão de obra mais qualificada, o esperado para a indústria são processos mais inovadores e mais produtivos. A entidade produziu pesquisa inédita, traçando o perfil do trabalhador da indústria.
“A gente precisa criar no empreendedor, no empresário do setor de construção, nas lideranças desse setor, a cultura de que eu não recebo a mão de obra pronta, que eu preciso efetivamente qualificar e preparar essa mão de obra. Até para que a gente possa acessar novas tecnologias e efetivamente trazer o processo de industrialização para o setor”, completa Ana Cláudia Gomes, vice-presidente Responsabilidade Social da CBIC.
O Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC) é uma realização da CBIC, em parceria com a RX | FEICON e correalização com SESI e SENAI. O evento conta com o patrocínio da Sant-Gobain, no Hub de Sustentabilidade; do Sebrae Nacional, no Hub de Inovação, e da Mútua, no Hub de Tecnologia. Além disso, conta ainda com os patrocinadores Itacer; Senior; Brain; Esaf; One; Agilean; Exxata; Konstroi; Mais Controle; Penetron; Seu Manual; Totvs; Zigurat.
Evolução do mais tradicional evento técnico do setor, o ENIC alcança sua centésima edição agregando abordagem internacional. Em 2025, a programação está dividida em quatro trilhas de conteúdos, que percorrerão os temas mais importantes da agenda estratégica do setor, com especialistas brasileiros e internacionais. São mais de 50 painéis, superando 200 horas de conteúdo de alto nível e oportunidades imperdíveis de relacionamento.
Confira a programação completa clicando aqui.
The post Expansão de mão de obra e produtividade são tema do ENIC100 appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.