CRS/CBIC realiza roda de conversas virtual do projeto Elas Constroem

Com o objetivo de fomentar a discussão sobre a ampliação da presença feminina no setor da construção civil, abordando os desafios, oportunidades e avanços em relação à equidade de gênero, a Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) promoveu, na quarta-feira (11), a última roda de conversa virtual do ano dentro do projeto Elas Constroem.

A vice-presidente da CRS, Ana Cláudia Pontes, ressaltou a importância de fortalecer o grupo e dar continuidade ao projeto no próximo ano. Para ela, a confiança no coletivo e a liderança situacional, adaptada a cada ação ou iniciativa, são fundamentais no processo de criação da Comunidade do Elas Constroem. Ana Cláudia também enfatizou a necessidade de aumentar a presença feminina em posições de liderança, incentivando as empresas a buscarem mais mulheres para ocupar cargos estratégicos.

O formato interativo da roda de conversa permitiu a participação de mulheres atuantes no setor, assim como de interessadas em ingressar na área, promovendo a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e o fortalecimento das redes de apoio.

Durante o encontro, a consultora da CBIC, Gracia Fragalá, aprofundou conhecimento sobre a participação feminina em Conselhos corporativos. Trouxe novos dados sobre a presença feminina nesses espaços, destacando a importância de uma maior representatividade das mulheres e os requisitos para ocupar essas funções.

A consultora, também apresentou uma pesquisa do IBGC, realizada pelo terceiro ano consecutivo, revelou que apenas 15% dos profissionais em conselhos são mulheres. Apesar de um crescimento gradual – de 12% em 2021 para 15,2% em 2023 –, a participação feminina ainda está aquém do ideal.

Para finalizar, Ana Cláudia Pontes incentivou as participantes a se engajarem com suas entidades e identificarem mulheres que possam contribuir para a formação da rede de apoio em andamento. Ela reforçou que, ao alcançarem posições de liderança, as mulheres têm o poder de abrir caminho para outras, destacando a urgência de iniciar esse movimento agora.

O tema tem interface com o projeto “Responsabilidade Social na Indústria da Construção”, da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

The post CRS/CBIC realiza roda de conversas virtual do projeto Elas Constroem appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.

Compartilhe