Financiamento, sustentabilidade, habitação e experiências de impacto vão ser discutidas amanhã, 02 de dezembro, em Brasília, no Conexão CBIC, evento promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Desafios e tendências do setor serão discutidos por líderes, empresários e representantes do governo. O evento focado em visões estratégicas para lideranças está com inscrições encerradas.
Para começar o Conexão CBIC, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, recebe o diretor de Regulação do Banco Central, Gilneu Vivan, e o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, para discutir os efeitos da modernização das regras do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) no setor imobiliário.
A flexibilização do uso de recursos compulsórios antes retidos nas instituições financeiras deve injetar R$ 37 bilhões no sistema habitacional brasileiro em 2026. “As mudanças trazem fôlego para o setor, apesar do cenário econômico de juros elevados e persistentes. Mas a redução do déficit habitacional é um problema complexo, que exige estratégia e capacidade de atender diferentes demandas”, afirma Correia.
O debate terá também a presença do vice-presidente de Indústria Imobiliária da CBIC e presidente executivo do SECOVI-SP, Ely Wertheim, e integra a programação do Conexão CBIC.
Além do financiamento imobiliário, o evento abordará decisões políticas que afetam o setor, tendências de sustentabilidade no pós-COP30, impactos do cenário global no mercado imobiliário e cases de sucesso de construção industrializada. “Vamos reunir um grupo muito qualificado para debater desafios, propor soluções e antecipar tendências que influenciam toda a cadeia produtiva”, complementa Correia.
Debates de alto nível
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, Geraldo Alckmin, e o ex-embaixador Rubens Barbosa serão painelistas em debate sobre o impacto de barreiras comerciais e de tarifas impostas pelos Estados Unidos para as exportações brasileiras.
O empresário Roberto Justus, CEO do Grupo SteelCorp, irá conduzir debate sobre como a inovação estratégica tem norteado a atuação e guiado as incorporadoras imobiliárias em tempos de alta competitividade e maior industrialização do setor.
Vinícius Benevides, diretor na Dimensional Engenharia, Maria Emília Perez, líder de Estratégia e Sustentabilidade da Deloitte Brasil, e Rafael Segrera, presidente da Schneider Eletric para América do Sul e Aloísio Melo, secretário nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente (MMA) irão fazer um balanço das decisões tomadas na COP30, em Belém, além de discutir o que governos, empresas e sociedade precisam ajustar para ajudar o setor da construção a ser mais sustentável.
O Conexão CBIC terá ainda um painel com o cientista político Fernando Schüler e parlamentares: Izalci Lucas (senador – PL/DF), Pauderney Avelino (deputado – UNIÃO/AM), Pedro Paulo (PSD – RJ) e Reginaldo Lopes (deputado PT-MG) Eles irão debater os desafios que o país enfrenta para avançar economicamente nos próximos anos.
Iniciativa da CBIC, o Conexão CBIC 2025 tem correalização do SESI e SENAI; patrocínio oficial da Caixa Econômica e Governo Federal; patrocínio institucional do Sienge e sistema Confea, Crea, Mútua; patrocínio ouro da Saint-Gobain; patrocínio prata da Atlas Schindler; e patrocínio bronze da Senior, Impacto Protensão e Konstroi.
The post Conexão CBIC: grandes nomes do mercado debatem sobre o setor da construção em Brasília appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.
















