Em um momento em que o país discute caminhos para modernizar a infraestrutura e reduzir gargalos históricos em obras públicas, a Comissão de Infraestrutura da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (COINFRA/CBIC) marcará presença no 8º Congresso Internacional A Era BIM, em São Paulo. Na próxima quinta-feira (27), das 9h às 10h30, a entidade participa do painel “Eficiência e Qualidade em Obras Públicas: Projetos, Contratos e BIM”, uma das discussões mais aguardadas do evento.
O debate integra a programação do congresso, realizado de 25 a 27 de novembro, e reunirá especialistas do setor público e privado para analisar como boas práticas de estruturação, contratação e execução, aliadas ao uso estratégico do BIM, podem elevar o padrão de qualidade das obras públicas no Brasil. Em um cenário em que o Tribunal de Contas da União identificou mais de 11 mil obras paralisadas no país, a atenção à qualidade de projetos e à eficiência contratual ganha renovada relevância.
Entre os participantes está Carlos Eduardo Lima Jorge, vice-presidente de Infraestrutura da CBIC. Ele destaca o papel do BIM como ferramenta essencial para enfrentar ineficiências e fortalecer a governança das contratações públicas.
“O tema desse painel procura vincular a utilização do BIM ao processo de eficiência e qualidade na contratação e execução das obras públicas. Quando extraímos do levantamento feito pelo TCU identificando mais de 11 mil obras paralisadas no país, tendo como uma das razões principais a má qualidade dos projetos, entendemos a importância da aplicação do BIM para reverter esse quadro. A COINFRA trará exemplos concretos que ilustram os efeitos positivos do BIM nas obras de infraestrutura”, afirma.
Também participa da mesa Russell Rudolf Ludwig, presidente do Sinaenco, que reforça a importância do planejamento e da valorização da engenharia nacional. “Debater a relevância do planejamento e elaboração de projetos de engenharia para o sucesso de uma obra, seja ela pública ou privada. E avançar na atuação conjunta com empresas e entidades do setor de AECO para que as diretrizes da Lei 14.133 sejam obedecidas, assim como trabalhar para que a Lei 13.303 valorize a contratação da engenharia”, pontua.
Da Acciona, estarão presentes Erik Vinicius Aquino Santos, gerente da empresa, e Pedro Rey Antón, BIM Manager. Para Santos, o encontro reforça o papel da comunidade BIM no avanço das boas práticas brasileiras. “Grande expectativa de participar deste evento de muita relevância na comunidade BIM e poder expor os avanços das ações do BIM Fórum Brasil, que promovem e coordenam os esforços e boas práticas tanto para o setor público como para o setor privado na indústria da construção”, destaca.
O tema tem interface com o projeto “Capacitação e Sustentabilidade para a Infraestrutura do Futuro”, da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
The post COINFRA participa de painel sobre eficiência e qualidade em obras públicas no 8º Congresso A Era BIM, em São Paulo appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.
















