COIC impulsiona sustentabilidade, gestão compartilhada e valorização da engenharia em 2024

A Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) consolidou sua atuação em 2024 com iniciativas que promoveram a sustentabilidade, a gestão compartilhada e a valorização da engenharia. Com eventos estratégicos e projetos de impacto, a COIC reforçou seu papel como referência no setor de obras industriais e corporativas.

Os temas têm interface com o projeto ‘Sustentabilidade das Empresas do Segmento de Obras Industriais e Corporativas’, da COIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Logo em janeiro, a COIC destacou os avanços da gestão compartilhada como uma cultura inovadora e eficaz para o setor. Essa abordagem colaborativa entre construtores, prestadores de serviço e outros stakeholders foi tema central em diversos encontros e pesquisas. Segundo Ilso Oliveira, vice-presidente da COIC, “o grande benefício dessa cultura está na possibilidade de potencializar o sucesso do projeto e, juntamente com ele, o benefício de todos os envolvidos”.

Essa estratégia foi reforçada com o lançamento, em dezembro, da segunda edição do Guia Prático de Gestão Compartilhada. Atualizado com novos estudos de caso, o material apresentou exemplos de sucesso que evidenciam os benefícios dessa prática, como a redução de custos e o aumento da eficácia nos projetos.

Entre os destaques, a participação no Quintas da CBIC, realizado em 22 de março, abordou como a integração da inteligência de dados e da inteligência artificial (IA) está transformando a indústria da construção. O debate destacou a importância dessas tecnologias na otimização de processos, previsão de falhas e aumento da eficiência operacional. O encontro virtual enfatizou como a tecnologia está preenchendo lacunas de mão de obra e redirecionando esforços para áreas estratégicas, por meio da apresentação de casos em que a aplicação de IA permitiu a redução de custos com equipamentos e o aumento significativo da produtividade.

Assista ao vídeo do evento na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=s8nwFamkqO4&list=RDCMUCgN4gOIYYT9-t4NVr2IoIsQ&index=2

Participação no 98º ENIC – Engenharia e Negócios

Durante o 98º ENIC – Engenharia e Negócios, realizado entre os dias 3 e 5 de abril de 2024, a COIC promoveu quatro painéis estratégicos que abordaram temas para o futuro da engenharia e da construção. Entre eles, o painel ‘Benefícios do BIM na Gestão de Projetos Complexos. Aplicação e Resultados’ destacou como o Building Information Modeling (BIM) otimiza o planejamento e a execução de projetos de alta complexidade.

Outro painel, ‘Engenharia do Amanhã: Habilidades e Competências do Futuro’, explorou as competências essenciais para os engenheiros em um cenário de avanços tecnológicos e transformações no mercado. Em parceria com a Comissão de Meio Ambiente (CMA), a COIC também apresentou os painéis ‘Fontes de Energias Verdes e seus Impactos na Segurança Energética Brasileira’, que analisou os avanços em combustíveis renováveis, e ‘O Uso da Inteligência Artificial na Gestão de Riscos de Eventos Climáticos Extremos’, que destacou o potencial da IA para mitigar riscos em projetos de construção e infraestrutura, reforçando a agenda de sustentabilidade e inovação no setor.

Sustentabilidade e inovação em foco

A sustentabilidade ganhou destaque com o 11º Roadshow COIC – Edição Especial de Sustentabilidade, realizado em junho, em Curitiba. Em parceria com a Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CMA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o evento discutiu práticas sustentáveis no setor de obras industriais, reforçando a importância da inovação diante das mudanças climáticas e desastres naturais.

Assista ao vídeo do evento na íntegra:

Em agosto, a COIC implementou, durante o Construa Minas, o 2º Seminário de Obras Industriais e Corporativas, focado em temas estratégicos como gestão compartilhada, inovação tecnológica e investimentos regionais. O evento destacou a gestão compartilhada como um modelo eficaz no sucesso da implantação de projetos complexos, além de abordar práticas como BIM e ESG, indispensáveis para a competitividade e sustentabilidade do setor. Além disso, debates sobre investimentos regionais reforçaram Minas Gerais como polo estratégico, conectando empresas locais a novas oportunidades.

Assista ao vídeo do evento na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=owzMGcXSJzU&t=4542s

Ainda no segundo semestre, o 12º Roadshow COIC, em Belém, trouxe o tema “Região Norte: Vetor de Oportunidades para as Obras Industriais”. O evento reuniu especialistas e empresários para debater estratégias de investimento, formação de consórcios e sustentabilidade para o desenvolvimento regional. Ilso Oliveira enfatizou como esses encontros são ajustados às particularidades locais, garantindo maior impacto e alinhamento com as necessidades das empresas associadas.

Assista ao vídeo do evento na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=exyCA1TCDHQ&t=8734s

Valorização da engenharia

A COIC também avançou com suas iniciativas em prol da valorização da engenharia e da formação de novos profissionais em 2024. Com base na pesquisa da percepção sobre a imagem da Engenharia no Brasil, que apontou desafios de visibilidade para a profissão, a Comissão desenvolveu campanhas de comunicação para destacar a importância estratégica da engenharia no desenvolvimento nacional. Nesse contexto, foi lançada a Campanha de Valorização da Engenharia, com o slogan ‘Tudo é Engenharia’, amplamente divulgada pelos canais de comunicação da CBIC. A campanha teve como objetivo sensibilizar estudantes, profissionais e a sociedade sobre a importância da engenharia para o dia a dia e para o futuro do país.

Assista ao vídeo da campanha:

Essa iniciativa se conectou a debates como os que foram realizados durante a 79ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA), em Salvador, no dia 09 de outubro, onde temas como a atração de jovens para as engenharias foram amplamente discutidos, com foco em alinhar a formação acadêmica às demandas do mercado. Durante o painel “O perfil do novo engenheiro: atração dos jovens para as engenharias”, Ilso Oliveira, vice-presidente da COIC, apresentou o diagnóstico da pesquisa e reforçou a necessidade de aumentar a quantidade e qualificação de engenheiros para atender às demandas do país.

Além disso, a comissão promoveu encontros em escolas do SESI, como em Curitiba, Belo Horizonte, Ananindeua e Sobradinho, onde estudantes foram apresentados às diversas oportunidades da carreira. “Nosso objetivo é inspirar os jovens e mostrar como a engenharia pode transformar o futuro do país”, disse Ilso Oliveira durante uma dessas visitas.

 

Estudos e iniciativas estratégicas  

Entre as contribuições técnicas, a COIC divulgou o estudo “Maturidade Gerencial e Técnicas das Empresas de Obras Industriais e Corporativas”, que revelou que cerca de 30% dos projetos analisados em 2023 apresentaram sucesso parcial ou fracassaram. A pesquisa apontou a necessidade de maior investimento em tecnologia e gestão para aumentar a competitividade das empresas.

Link da pesquisa:
https://cbic.org.br/wp-content/uploads/2024/03/report-pesquisa-cbic-coic-maturidade-gerencial-final-1.pdf

Outro destaque foi o lançamento do estudo “Impacto Econômico da Construção Industrial e Corporativa no País”, que detalhou as contribuições do setor para o PIB nacional, identificando oportunidades de negócios e investimentos estratégicos. Com base em dados abrangentes, reúne informações de mais de 250 empresas investidoras, 1.900 prestadoras de serviços industriais e mais de R$ 350 bilhões em investimentos realizados nos últimos quatro anos.  abordando três relatórios principais: segmentação e caracterização do setor, análise do impacto econômico e o relatório consolidado. Combinando dados primários e secundários, o estudo aponta investimentos de R$ 600 bilhões para os próximos três anos, com foco em setores como óleo e gás, mineração, energia e infraestrutura. Além disso, destaca o mercado de OPEX e a relevância de iniciativas como o polo petroquímico de Camaçari, reforçando a importância da manutenção e da eficiência operacional para o crescimento do setor.

Desafios futuros

Com a segurança hídrica e as cidades resilientes como prioridades, a COIC, em parceria com a CMA, também avançou na criação de diretrizes para a drenagem urbana e a gestão hídrica, tendo como cerne a importância da engenharia na mitigação dos efeitos climáticos extremos. Essa agenda deve orientar as ações da CBIC nos próximos anos, considerando a crescente intensidade de eventos climáticos extremos.

Com uma agenda diversificada e ações de impacto em várias frentes, a COIC encerra 2024 com resultados expressivos e a perspectiva de ampliar seu alcance em 2025. “Encerramos 2024 com a sensação de dever cumprido, felizes por termos conseguido executar integralmente o planejamento estratégico da COIC, com destaque para o crescimento do número de Sinduscons regionais e o impacto da valorização da engenharia”, destacou Oliveira. Ao reforçar os pilares de sustentabilidade, inovação e valorização da engenharia, a comissão reafirma seu compromisso com o fortalecimento do setor de obras industriais e corporativas no Brasil.

O tema tem interface com o projeto “Sustentabilidade das Empresas do Segmento de Obras Industriais e Corporativas”, da Comissão de Obras Industriais (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

The post COIC impulsiona sustentabilidade, gestão compartilhada e valorização da engenharia em 2024 appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.

Compartilhe