COIC/CBIC promove reunião geral para debater impacto econômico e estratégias de transformação no setor

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) promoveu, nesta quarta-feira (04), a Reunião Geral da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC/CBIC), com o objetivo de discutir o impacto econômico e as estratégias de transformação do setor.

De acordo com Ilso de Oliveira, vice-presidente de Obras Industriais e Corporativas da CBIC, o encontro é de grande relevância, abordando temas essenciais para o setor, como o plano de investimentos que detalhará as oportunidades de negócios por indústria e região, com foco no período de 2025 a 2028. A reunião também marcou o relançamento do Guia Prático de Gestão Compartilhada, com novos elementos para ampliar a divulgação dessa importante prática no setor.

Na abertura do evento, os diretores da Brainmarket Consultoria, Eduardo Aragon e Carlos Correa apresentaram o estudo “Impacto Econômico da Construção Industrial e Corporativa no País”, destacando a diversidade e a importância do setor para o desenvolvimento econômico do país. Em seguida, foi lançado a segunda edição do Guia Prático de Gestão Compartilhada, que agora inclui novos casos de sucesso, com especialistas compartilhando experiências que evidenciam os benefícios da gestão colaborativa e oferecendo exemplos práticos inspiradores.

Eduardo Abreu, Superintendente de Engenharia da M. Roscoe, compartilhou as conquistas do projeto do grupo Petrópolis, em Uberaba, iniciado em 2020. O projeto seguiu um modelo de gestão compartilhada, o que foi crucial para o sucesso, garantindo qualidade, cumprimento de prazos e controle de custos, além de promover a inovação e otimizar o uso do tempo. O modelo colaborativo facilitou a superação de desafios, reforçando práticas de gestão que a M. Roscoe aplica desde a década de 1980, em parceria com o Grupo Petrópolis.

Matheus Machado, gerente de obras da Milplan Engenharia, apresentou o Projeto Boa Esperança, no Pará, executado pelo consórcio Boa Esperança, formado pelas empresas Retc Infraestrutura Industrial e Milplan Engenharia. A Retc, com 30 anos de experiência em obras civis e infraestrutura, se uniu à Milplan, uma das cinco maiores empresas brasileiras em montagem eletromecânica, com 42 anos de atuação e mais de 440 obras realizadas.

O encontro também marcou o fechamento do calendário de atividades da COIC em 2024. Nícolas Santos, gestor de projetos da CBIC, destacou a apresentação de um levantamento estratégico sobre os investimentos previstos para o setor nos próximos cinco anos, além dos resultados dos projetos de 2024 e a divulgação das iniciativas e calendário de 2025.

O tema tem interface com o projeto “Sustentabilidade das Empresas do Segmento de Obras Industriais e Corporativas”, da Comissão de Obras Industriais (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

The post COIC/CBIC promove reunião geral para debater impacto econômico e estratégias de transformação no setor appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.

Compartilhe