Com foco nas ações do próximo ano, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizou nesta segunda-feira (1º), em Brasília, sua última reunião do Conselho de Administração de 2025. Na pauta, a apresentação da agenda da construção para 2026 e as iniciativas estratégicas que devem orientar o trabalho da CBIC nos primeiros meses do ano.
Eficiência do Estado, ambiente de negócios, legislação tributária, segurança jurídica, valorização da mão de obra, sustentabilidade, infraestrutura e custo Brasil, industrialização, funding do setor e internacionalização compõem os eixos prioritários. “Esses são os grandes temas que vamos trabalhar no próximo ano para movimentar isso no setor. O nosso trabalho agora é criar iniciativas com esses focos”, apontou Fernando Guedes Ferreira Filho, presidente executivo da CBIC.
Entre as ações previstas está a primeira missão internacional da CBIC em 2026, marcada pra fevereiro, nos Estados Unidos, durante a IBS – NAHB International Builders’ Show, com visitas técnicas e agenda voltada ao networking qualificado. “Internacionalização é algo que estamos olhando com cuidado dentro da CBIC para gerar negócio e as missões vão completar essa estratégia”, comentou Renato Correia, presidente da CBIC.
A reunião também contou com uma análise sobre o cenário político e econômico para 2026, apresentada pelo cientista político Leonardo Barreto. Ele destacou temas que podem influenciar o processo eleitoral, como polarização, endividamento e violência. “A segurança pública é uma discussão que vai estar na mesa em primeiro plano”, apontou Barreto.
O encontro ainda apresentou as ações do CBIC Jovem, que hoje conta com 29 membros. O programa prevê um primeiro ano dedicado à formação e ao conhecimento das comissões da entidade e um segundo ano de aproximação com as entidades de classe. “Estamos aqui pensando no futuro, em quem vai estar com a gente amanhã”, disse Ana Cláudia Gomes, vice-presidente de Responsabilidade Social da CBIC.
O CBIC Jovem apresentou projetos e estudos em andamento, como soluções em fachadas modulares industrializadas, energia fotovoltaica como facilitador de acesso à moradia popular, implementação do CECarbon, ferramenta para medir a pegada de carbono, simuladores de potencial para incorporadoras e a trilha de tutoria.
The post CBIC reúne Conselho de Administração e discute ações estratégicas para 2026 appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.
















