O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, participou nesta segunda-feira (3) do lançamento do Benchmark Interativo para Projetos de Baixo Carbono (BIPC), plataforma criada pela Caixa Econômica Federal em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). A ferramenta permitirá avaliar o impacto ambiental de empreendimentos financiados pelo banco, com foco inicial no programa Minha Casa, Minha Vida.
O sistema calcula e compara as emissões de dióxido de carbono (CO₂) de diferentes projetos, considerando variáveis como tipologia construtiva, número de pavimentos, sistemas estruturais e materiais empregados, entre eles concreto e vigas. O objetivo é apoiar construtoras, incorporadoras e gestores públicos na adoção de soluções mais eficientes e sustentáveis, contribuindo para a redução das emissões do setor da construção civil.
Durante o evento, a Caixa também anunciou novas metas de sustentabilidade: ampliar em 50% a carteira de crédito verde até 2030, alcançando R$ 1,25 trilhão, além de zerar as emissões líquidas de carbono até 2050 e promover práticas de economia circular, reduzindo resíduos enviados a aterros e incineradoras.
Em sua fala, o presidente da CBIC destacou a importância da iniciativa e o papel das parcerias para o avanço da agenda ambiental do setor.
“Estamos apenas no início da caminhada, e apenas através de parcerias, alinhamento e integração entre todos os envolvidos podemos potencializar resultados. A realização deste evento é a prova disso, do empenho de todos os envolvidos para que possamos estar aqui hoje”, afirmou.
Renato Correia também ressaltou as ações que a CBIC vem promovendo para impulsionar a transição para uma economia de baixo carbono, como os trabalhos voltados à construção industrializada e modular, em parceria com o SENAI, e as iniciativas de pesquisa e difusão do uso da madeira engenheirada.
“Essas iniciativas reforçam o compromisso da entidade com a inovação tecnológica, a sustentabilidade e o fortalecimento da competitividade do setor da construção no Brasil”, pontuou.
Durante sua fala, o presidente destacou ainda a recente parceria entre a CBIC e a ENBPar, voltada à integração de políticas de habitação, eficiência energética e inovação tecnológica. Segundo ele, o convênio representa “um marco institucional, que consolida a integração entre políticas públicas e o setor produtivo, aproximando a agenda de sustentabilidade das práticas empresariais”.
Renato Correia também lembrou a atuação da CBIC em agendas ambientais estratégicas, como a Taxonomia Sustentável Brasileira e a condução do Grupo de Trabalho Cidades Sustentáveis da Sustainable Business COP (SB COP), que organiza a participação do setor produtivo brasileiro nas discussões da COP30.
Ao final, ele reforçou a disposição da entidade em contribuir com a agenda da descarbonização.
“Contem com a CBIC para ajudar na transição para um cenário de condições econômicas e institucionais favoráveis à implementação de soluções sustentáveis nas habitações, na transição para uma economia de baixo carbono e no cumprimento das metas assumidas pelo Brasil”, concluiu o presidente.
The post CBIC participa de lançamento da plataforma da Caixa para medir impacto ambiental de empreendimentos de baixo carbono appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.
















