O vice-presidente de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Dionyzio Klavdianos, participou, nesta quarta-feira (27), do evento Nova Estratégia BIM BR: Caminhos para a Construção 4.0, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em Brasília.
Alinhada à Nova Indústria Brasil (NIB) e ao Novo PAC, a iniciativa do encontro é fruto de um amplo diálogo entre representantes do governo e do setor privado e busca impulsionar a transformação digital da indústria da construção no Brasil.
O Plano de Trabalho é estruturado em torno de três eixos principais que buscam estruturar a utilização do BIM nos próximos três anos, de 2025 a 2027, por meio de uma abordagem estratégica que envolve o setor público, a formação profissional e o apoio a pesquisas de inovação.
O primeiro eixo é o da Estruturação da Administração Pública para adoção do BIM, o segundo eixo é o da Capacitação e formação profissional em BIM, e por fim o eixo da Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação (PD&I) e Sustentabilidade.
Na ocasião, o MDIC apresentou o Plano de Trabalho da Nova Estratégia BIM BR, que traça diretrizes e metas para o triênio. Em sua fala de abertura, o diretor de Desenvolvimento da Indústria de Bens de Consumo Não Duráveis e Semiduráveis do MDIC, Rafael Codeço, destacou o caráter inovador do plano, que simboliza um marco no avanço da transformação digital no setor e reafirma o compromisso do Brasil com a inovação tecnológica e a sustentabilidade na construção civil.
“É um plano abrangente, que busca modernizar a administração pública para uma construção mais eficiente, além de preparar as futuras gerações de profissionais”, afirmou.
Durante sua participação, Klavdianos agradeceu o convite em nome do presidente da CBIC, Renato Correia, e ressaltou o reconhecimento das ações da entidade, especialmente no que tange à implementação do BIM no setor. Ele elogiou o apoio contínuo do governo federal à revisão e fortalecimento da legislação sobre o tema, sublinhando sua relevância para o avanço das políticas públicas e a modernização da indústria da construção.
Klavdianos também abordou dois desafios principais enfrentados pelo setor: a falta de foco dos empresários em produtividade, industrialização e digitalização, muitas vezes devido a demandas emergenciais, e a escassez de mão de obra qualificada, especialmente de engenheiros especializados. Segundo ele, a deficiência na capacitação profissional tem sido um obstáculo para a adoção de inovações como o BIM, que, embora complexo, tem sido cada vez mais incorporado a projetos de alta qualidade.
“Apesar desses desafios, podemos afirmar que a transformação da indústria da construção no Brasil já é uma realidade, com projetos inovadores e premiados, como os reconhecidos no CBIC de Inovação e Sustentabilidade”, afirmou Klavdianos, ressaltando que a industrialização é uma bandeira essencial para o futuro do setor. Ele reafirmou o compromisso da CBIC em promover e investir nesse processo de transformação.
Durante o evento, a ABDI lançou o curso Democratizando BIM: Agentes Públicos, como parte da nova estratégia. Adryelle Pedrosa, gerente de Transformação Digital da ABDI, destacou que a capacitação de gestores públicos é essencial para fortalecer a implementação do BIM no setor público e contribuir significativamente para a transformação digital nas administrações governamentais.
O tema tem interface com o projeto “Inteligência e Estratégia para o Futuro da Construção”, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
The post CBIC participa de evento sobre Nova Estratégia BIM BR para Construção 4.0 appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.