CBIC celebra recorde de inscritos e entrega o 25º Prêmio de Inovação e Sustentabilidade

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) premiou os vencedores do 25º Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade em cerimônia realizada na noite da terça-feira (26/11), no salão de eventos do edifício-sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. Com o tema “O futuro chegou: vamos construir juntos a mudança”, a iniciativa da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) foi marcada, neste ano, pelo recorde de inscrições, com o recebimento de trabalhos de alta qualidade e diversidade de todo o país. 101 projetos participaram da seleção, cuja premiação reconhece o que de mais inovador foi produzido para o setor da construção no Brasil.

“Foi recorde e ficamos muito felizes. Isso tem a ver com o momento que a construção civil está passando. Essa conversa de inovação, de industrialização, nunca esteve tão presente. As pessoas procurarem um prêmio de tamanha vitrine, que é o prêmio CBIC, seria o caminho natural. E mais importante do que muita gente participando, é o fato de ter muita gente boa concorrendo”, disse o presidente da COMAT/CBIC, Dionyzio Klavdianos.

Segundo ele, o tema da agenda verde é fundamental para esse momento, em que o mundo discute o impacto e a responsabilidade das indústrias no cuidado com o meio ambiente. “O tema de sustentabilidade tem tudo a ver. A construção civil é um setor que realmente impacta o ambiente, então, se você não construir de forma organizada, industrializada, produtiva, de qualidade, pode ampliar esse impacto mais ainda”, apontou.

Durante a cerimônia, o presidente da CBIC, Renato Correia, afirmou que o prêmio veio contribuir com o processo de transformação tecnológica em curso no setor da construção. Ele também destacou a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e outras autoridades no 99º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) | Política & Estratégia, realizado também na terça-feira, ao longo do dia.

“Essa ideia de termos um prêmio de inovação e sustentabilidade no mesmo dia que o ENIC é muito bacana porque, em um primeiro momento, nós tivemos a presença do nosso presidente da República e pudemos ouvir o que ele pensa do nosso setor. Nós fecharmos esse evento falando sobre a nova indústria e a industrialização da construção e discutimos sobre a reforma tributária e a segurança jurídica”, disse. “É uma alegria pelo reconhecimento dessas autoridades e a importância desse setor para a sociedade brasileira. Isso acontece porque cada um de vocês faz um trabalho muito sério, seja na educação, na infraestrutura, na área de projetos, na área de mercado. É uma celebração para todos nós”, concluiu Correia.

Reconhecimento à inovação

A 25ª edição do Prêmio de Inovação e Sustentabilidade está alinhada ao Projeto Construção 2030, projeto da COMAT/CBIC destinado a estimular a industrialização do setor por meio da inovação aberta. Houve uma atualização das categorias: os finalistas ficaram divididos em subcategorias que abrangem desde pesquisa e desenvolvimento até trabalhos acadêmicos. Além de premiar as iniciativas selecionadas pela Comissão Julgadora, o prêmio contou com um troféu especial de escolha popular, entregue ao projeto mais votado pelo público.

A Superintendente de Desenvolvimento de Negócios e Head ESG Adriana Machado, da HTB Engenharia e Construção, vencedora da categoria Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – Protótipo, reconheceu a importância da premiação. “Gostaria de agradecer e parabenizar a CBIC por essa premiação que ajuda muito na divulgação e nas ideias para que nós tenhamos um mundo melhor, com mais sustentabilidade e inovação. O projeto que participei é o da madeira engenheirada, que contribui reduzindo 60% das emissões de carbono e traz sustentabilidade. Isso mostra uma possibilidade para que, no futuro, a gente possa construir mais e mais com esse material. É um material feito fora do país e, no Brasil, já temos algumas fábricas”, afirmou.

A madeira engenheirada é processada industrialmente para otimizar o desempenho e uso na construção civil. Adriana Machado disse acreditar no projeto para a construção de um mundo mais sustentável. “Acreditamos muito no mundo mais sustentável e com inovação. Trabalho nesse projeto com muita dedicação porque sabemos o quanto isso pode contribuir com as novas construções”, completou.

Vencedor na categoria Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado, o engenheiro civil Paulo Oliveira afirmou estar honrado pelo recebimento do prêmio. “É uma realização muito grande porque estamos militando nessa área há muito tempo e isso coroou o trabalho. Nós caminhamos para um mundo que carece de muitas soluções voltadas para a sustentabilidade, que sejam aderentes a ESG e a importância dessa premiação é enorme”, disse. “A construção é responsável por quase 40% das emissões de carbono, por 50% das matérias-primas extraídas da natureza e por um volume expressivo de volumes gerados. Então, não podemos continuar nessa toada. Olhar para uma construção mais verde, mais sustentável”, pontuou.

A CEO da Start Soluções para Resíduos, Luciana Vaz, finalista em duas categorias, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – Prova de Conceito, ficando em 1º. Lugar,  e Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – Protótipo, 2ª colocação, destacou a importância do prêmio. “Ficamos muito honrados com a premiação e poder contribuir com nossa solução para o desenvolvimento de construções sustentáveis e alcançar a reindustrilizacao com tecnologia nacional. Fomos contemplados com duas soluções em categorias diferentes e este reconhecimento fortalece nosso propósito”, disse.

Carla Rabelo, Diretora de Engenharia e Sustentabilidade da Tecverde Engenharia, trabalhou diretamente na elaboração de quatro cases vencedores do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade (2014, 2016, 2018 e 2024). Ela reforçou o compromisso com o propósito de tornar a construção civil brasileira mais industrializada e sustentável. Ela destacou a importância do projeto deste ano. “Este projeto foi um marco para a construção industrializada brasileira. Além da alegria em receber este prêmio, temos muito orgulho em termos feito parte do projeto da (re)construção de São Sebastião (SP)”, disse.

A arquiteta Aline Costa afirmou que participar do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade 2024 foi uma experiência enriquecedora e inspiradora. Ela foi vencedora na categoria Pesquisa Acadêmica: Trabalho de Conclusão de Curso. “Participar do evento foi uma oportunidade única para divulgar o projeto e, além disso, conectar-me com profissionais e especialistas comprometidos com a sustentabilidade na construção civil, ampliando trocas de conhecimento e inspirações para o futuro. Este reconhecimento reforça a importância de pensar cidades mais sustentáveis, resilientes e capazes de responder aos desafios do futuro”, disse.

O engenheiro civil e empresário Joaquim Caracas teve um duplo motivo para comemorar. Ele ficou em primeiro lugar na votação popular e na terceira posição na categoria Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – Mercado. “A festa de premiação foi perfeita. Estou muito satisfeito de ter conseguido o terceiro e primeiro lugar. O bom é que o nosso trabalho vem sendo reconhecido ao longo dos anos. E agradeço a todos os organizadores por essa celebração”, disse.

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – Protótipo

Confira os vencedores das categorias

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – Prova de Conceito:

1º lugar — POLIFRAME – Start Soluções para Resíduos

2º lugar — PORTAL MATERIAL 8: Catálogo e Certificação de Produtos Sustentáveis para Construção – Portal Material 8 Inova Simples

3º lugar — Uso de Hidrogênio como Combustível em Geradores de Energia e Empilhadeiras – Verdion Engenharia LTDA

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – Protótipo:

1º lugar — HTB Ewood – HTB Engenharia e Construção S.A

2º lugar — Reparô – Pintura e Impermeabilização – Start Soluções para Resíduos

3º lugar — Exoesqueleto Flexível para Auxílio à Coluna Vertebral – Igor Ferreira de Oliveira e João Gabriel Quirino de Lima

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – Mercado:

1º lugar — Construção Industrializada e Práticas Lean para Habitação Social Emergencial – Tecverde Engenharia S/A

2º lugar — Immer Homes – Solução de Habitação Sustentável – Immergrün Construções Inteligentes LTDA

3º lugar — Sistema PavPlus 2.0 – Joaquim Antônio Caracas Nogueira

Pesquisa Acadêmica – Trabalho de Conclusão de Curso:

1º lugar — Ecossistema Urbano: Masterplan Adaptativo para a Estação do Horto, Belo Horizonte – Aline Costa Vilela

2º lugar — Edifício Diagrid – Ivan Martins Pacheco Junior

3º lugar — Avanços e Perspectivas das Tecnologias de Captura e Utilização de Carbono – Sarah Danieli

Pesquisa Acadêmica – Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado:

1º lugar — Construção Modular e a Jornada do Cliente – Paulo Sérgio Ferreira de Oliveira

2º lugar — Brise-Soleil Responsivo: Desenvolvimento e Análise de Desempenho – Gabriel Moraes de Bem

3º lugar — Otimização computacional da Avaliação da Sustentabilidade do Ciclo de Vida (ASCV) integrado à Modelagem da Informação da Cidade (CIM)– Julianna Crippa

Votação popular

1º lugar — Sistema PavPlus 2.0 Estruturas 4.0 – Joaquim Antônio Caracas Nogueira

Clique aqui e acesse o site do Prêmio para mais informações sobre os projetos.

O tema tem interface com o projeto “Inteligência e Estratégia para o Futuro da Construção”, Construção 2030, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

The post CBIC celebra recorde de inscritos e entrega o 25º Prêmio de Inovação e Sustentabilidade appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.

Compartilhe