Banco de Profissionais da Construção contabiliza mais de 150 trabalhadores

O Banco de Profissionais da Construção (BPC) é uma iniciativa do Seconci-DF para encontrar perfis de trabalhadores do setor que possam ser aproveitados pelas empresas parceiras da instituição. Nesse sentido, todo trabalhador que realiza o exame demissional com o Seconci-DF é convidado a deixar suas informações de contato e de experiência profissional numa plataforma.  Essa plataforma será acessada por todas as empresas parceiras que estão em busca de profissionais.

A ideia do projeto foi do vice presidente do Seconci-DF, Luiz Fernando S. de Azambuja. Ele comenta que sempre observou os trabalhadores realizando exames demissionais no Seconci e na outra ponta, empresários com dificuldade em conseguir mão de obra. Dessa forma, pensou em ajudar todos os envolvidos nesse processo. “Foi uma ideia imaginada vendo o pessoal sendo demitido e as empresas querendo contratar. Como somos uma entidade social, podemos contribuir e ajudar nesse processo. É uma mão dupla: a empresa e o trabalhador estão precisando e o Seconci entra como parceiro de ambos nesse processo de encontrar mão de obra e recolocação no mercado de trabalho.

Na plataforma consta profissionais como pedreiros, serventes, encarregados, carpinteiros, armadores, operadores de máquinas, vigias, entre outros profissionais que atuam em obras. Desde o início do cadastro, em julho, mais de 150 trabalhadores estão disponíveis às empresas para recolocação no mercado de trabalho. “Nosso objetivo é ser um elo entre trabalhador/empresa e possibilitar que nossos beneficiários não fiquem sem oportunidades de trabalho. Dessa forma, como já realizamos diariamente vários exames admissionais e demissionais, passamos a convidar os trabalhadores dos exames demissionais para ficarem visíveis às empresas que necessitam de mão de obra”, explica a assistente social do Seconci-DF, Roseane dos Santos.

O BPC foi desenvolvido pensando na comodidade e qualidade de vida dos trabalhadores, além de contribuir para que processo de admissão das empresas seja direcionado para a região onde o empreendimento esteja sendo construído. Dessa forma, é possível filtrar a região de moradia para buscar alguém próximo do local onde a empresa esteja atuando e o resultado já começa a aparecer. Todas as empresas parceiras adimplentes com o Seconci-DF receberam uma senha de acesso à plataforma e poderão acessá-la sempre que estiverem em busca de profissionais. A senha tem validade de dois meses e, após esse período, será reenviada uma nova senha, de acordo com o cadastro das empresas junto à instituição.

The post Banco de Profissionais da Construção contabiliza mais de 150 trabalhadores appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.

Compartilhe