Agosto Lilás chega aos canteiros de obra do Distrito Federal

O mês de agosto marca, em todo o país, a campanha Agosto Lilás, dedicada ao enfrentamento da violência contra a mulher. A iniciativa se tornou lei em 2022 (Lei nº 14.448/2022), e objetiva instruir a população a como identificar e reagir a casos de violência. No Distrito Federal, a mobilização também ganha espaço dentro dos canteiros de obras por meio de uma ação coordenada pelo Seconci-DF, com apoio dos sindicatos patronais e laborais do setor (Sinduscon-DF e Sticombe), da Diretoria de Atendimento à Mulher (DIAM/PCDF), da Secretaria da Mulher e da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF.

A campanha reforça a importância da informação, do diálogo e da atuação conjunta na prevenção e combate à violência doméstica entre os trabalhadores da construção civil, com destaque para a continuidade e fortalecimento do projeto “Eu Protejo as Mulheres” — iniciativa do Seconci-DF criada em 2024 que tem promovido, com sucesso, palestras e ações de sensibilização nos ambientes de trabalho.

A assistente social do Seconci-DF, Roseane dos Santos, explica a importância da campanha dentro do setor. “A construção civil ainda é um espaço predominantemente masculino, e é justamente por isso que precisamos ampliar esse debate, sensibilizar e educar sobre a violência doméstica e o papel de cada um na prevenção e na denúncia”, reforça Roseane.

Em 2025, os profissionais do Seconci-DF e das entidades parceiras percorrerão canteiros em todas as regiões administrativas do DF, ao longo do mês de agosto e as empresas interessadas podem solicitar a presença da equipe diretamente pelo Seconci-DF. Os encontros têm como objetivo estimular o respeito, a escuta e o combate às diversas formas de violência contra a mulher, dentro e fora do ambiente de trabalho.

Esse cuidado com a vítima e o potencial agressor é importante para encerrar o ciclo de violência e entender por que ele acontece, como explica a psicóloga do Seconci, Flávia Ferraiolo. “Nosso trabalho informativo com palestras nas obras e o acolhimento da vítima e do agressor em atendimentos individuais, de famílias casais e grupos tem por objetivo encerrar o ciclo de violência e entender porque ela acontece. Temos um olhar atento para o sujeito em si e ele inserido no seu núcleo familiar”, disse Flávia.

Parcerias que fazem a diferença

Ter o apoio e parceria de instituições e órgãos que atuam diretamente no combate à violência e no atendimento às vítimas, além de acolher os possíveis agressores é fundamental para eliminar o problema. Dessa forma, as parcerias que o Seconci tem conseguido reforçam a importância da campanha dentro dos canteiros de obra e da relevância do assunto para os trabalhadores.

A diretora da Divisão Integrada de Atendimento à Mulher (DIAM), delegada Karen Langkammer, comenta sobre o convite e a parceria com o Seconci para o agosto lilás. “O Seconci está atingindo um grupo que precisa ser atingido. É preciso conversar com os homens e conscientizá-los da violência praticada para que não aconteça novamente. Estamos muito empolgados com essa parceria”, disse Karen.

Outro parceiro que já atua junto ao Seconci, é a Secretaria da Mulher. Desde o início da campanha do “Eu projeto as mulheres”, eles têm frequentado alguns canteiros e conversado com os trabalhadores. Para a subsecretária de proteção à mulher, Luana Maia, essa é uma forma de levar informação e oferecer suporte a quem precisa. “Ao lado de uma instituição que já nasceu comprometida com a saúde e a segurança dos operários da construção civil, conseguimos ampliar o alcance das nossas ações e transformar o ambiente de trabalho em espaço também de conscientização”, comentou a subsecretária de proteção à mulher do DF, Luana Maia.

Além das palestras, o Seconci-DF oferece atendimento especializado com assistente social e psicóloga, garantindo acolhimento e orientação tanto para mulheres em situação de violência, quanto para possíveis agressores. Quando necessário, os casos são encaminhados aos órgãos parceiros, assegurando o acesso a atendimento jurídico, psicológico e social especializado.

*Com informações do Seconci-DF

The post Agosto Lilás chega aos canteiros de obra do Distrito Federal appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.

Compartilhe