Setor debate infraestrutura e logística na 14ª Reunião Nacional da Construção Industrial  

Os desafios logísticos e de infraestrutura que impactam custos, prazos e a competitividade dos empreendimentos industriais estarão no centro das discussões da 14ª Reunião Nacional da Construção Industrial, promovida pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), no próximo dia 25 de fevereiro, das 16h30 às 18h. O encontro será realizado em formato online, pela plataforma Microsoft Teams. 

Organizada pela Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC), a reunião terá como destaque a participação do professor Paulo Resende, da Fundação Dom Cabral, que abordará o papel estratégico da infraestrutura e da logística como vetores de desenvolvimento econômico e atração de investimentos industriais. 

Para o professor, o cenário atual apresenta uma janela de oportunidade real para o crescimento do setor, embora exija superação de barreiras históricas. “A aceleração dos projetos de concessões no setor da infraestrutura, com associação direta com os investimentos subsequentes, significará uma possibilidade real de melhor desempenho da construção brasileira em 2026 e nos anos seguintes”, afirma Resende.  

Ele ressalta, no entanto, que o setor precisa lidar com a desmobilização de recursos, a escassez de mão de obra qualificada e a necessidade de entender o portfólio de obras em dimensões continentais. “O momento é muito positivo, mas a construção civil tem grandes desafios para responder à demanda que vem por aí”, concluiu.  

Segundo o vice-presidente de Obras Industriais e Corporativas da CBIC, Ilso Oliveira, o encontro também representa um momento de alinhamento e construção de propostas para o fortalecimento do segmento. 

“O encontro é um momento em que os profissionais e as empresas que atuam neste segmento podem conhecer e contribuir com os projetos da CBIC para 2026, voltados às obras industriais e corporativas. Nesta edição iremos tratar da relevância da infraestrutura como vetor de desenvolvimento e atração de investimentos industriais”, afirma. 

Além da palestra principal, a programação inclui a apresentação das diretrizes e projetos da COIC para 2026, atualizações sobre o Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) deste ano e espaço para debates entre os participantes. 

A iniciativa ocorre em um cenário em que gargalos de infraestrutura e limitações logísticas seguem afetando a previsibilidade e a eficiência dos empreendimentos industriais e corporativos, reforçando a necessidade de articulação setorial e planejamento estratégico para elevar a competitividade dos projetos. 

Participe!  

 

The post Setor debate infraestrutura e logística na 14ª Reunião Nacional da Construção Industrial   appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.

Compartilhe