A Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) encerrou 2025 com resultados expressivos na consolidação de iniciativas voltadas à valorização da mão de obra, ao desenvolvimento de lideranças e ao fortalecimento da agenda ESG no setor da construção. Para 2026, a comissão dá sequência a esse trabalho com foco na ampliação do alcance dos projetos e no aprofundamento das estratégias já estruturadas.
Entre os destaques do último ano, o Dia Nacional da Construção Social (DNCS) reafirmou seu papel como principal iniciativa de responsabilidade social do setor, com realização simultânea em 17 localidades. A ação reforçou a agenda de valorização, desenvolvimento e retenção de trabalhadores, um dos eixos centrais da atuação da CRS.
“O DNCS se consolidou como um instrumento estratégico fortalecendo a agenda de valorização, desenvolvimento e retenção da mão de obra um dos pilares centrais dessa atuação”, afirma a vice-presidente de Responsabilidade Social da CBIC, Ana Cláudia Gomes.
Outro avanço registrado em 2025 foi o fortalecimento do CBIC Jovem, que passou por um ajuste no perfil de seleção dos participantes. A iniciativa mudou a idade para o ingresso no programa de 25 a 33 anos, priorizando jovens com mais maturidade profissional, além de focar em localidades onde a CBIC conta com entidades associadas, criando bases mais sólidas para a atuação futura desses novos líderes.
Já o Elas Constroem entrou em uma nova fase ao avançar do planejamento para a execução em escala nacional. Ao longo do ano, 12 localidades aderiram ao projeto, que capacitou mais de 200 mulheres em funções demandadas pelas empresas do setor, com encaminhamentos para processos seletivos.
“Foi um avanço significativo ao superar a fase inicial de preparação de lideranças e desafiar essas líderes a colocar em prática um processo nacional de formação de mulheres para o setor”, destaca Ana Cláudia.
A agenda de 2025 também incluiu mais uma edição do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social, que deu visibilidade a iniciativas inovadoras desenvolvidas por empresas e entidades do setor. No campo do ESG, a CRS realizou o mapeamento das principais práticas adotadas pela indústria da construção, trabalho que servirá serviu de base para a publicação de um e-book. Paralelamente, o Conselho de Ética da CBIC promoveu a atualização completa dos materiais de Ética e Compliance, cujo lançamento está previsto para este ano.
Agenda de 2026 prioriza expansão e consolidação dos projetos
Em 2026, já em curso, a Comissão de Responsabilidade Social concentra sua atuação em quatro eixos estratégicos: valorização e desenvolvimento da mão de obra, formação de novas lideranças, inclusão produtiva de mulheres e incentivo à agenda ESG no setor da construção.
O Dia Nacional da Construção Social passa a contar com um formato mais flexível, permitindo que as localidades realizem o evento no sábado, no domingo ou ao longo de todo o fim de semana. A expectativa é ampliar a adesão das entidades associadas, com a meta de participação de, no mínimo, 17 associadas.
O CBIC Jovem segue como uma das apostas para o fortalecimento das lideranças do setor, com nova seleção prevista ao longo do ano, ampliando o protagonismo dos jovens e sua atuação junto às entidades locais.
No Elas Constroem, a proposta para 2026 é expandir o alcance do projeto, que encerrou o último ano com a adesão de dez associadas, em parceria com o Senai, e 216 alunas concluintes. A meta é incorporar mais dez entidades e abrir novas turmas de capacitação técnica em diferentes regiões do país.
Já o projeto ESG no Setor da Construção prevê a divulgação do mapeamento realizado em 2025, que reuniu 75 práticas inscritas por empresas de diferentes portes e regiões, das quais 20 se destacaram pelo mérito técnico, diversidade regional e representatividade temática. Também está prevista a publicação dos novos materiais de Ética & Compliance, com foco na sensibilização das associadas e das empresas para a integração do ESG às estratégias de negócio.
“Nosso desafio em 2026 é transformar o que foi estruturado em ações de maior escala, com impacto direto nas empresas, nos trabalhadores e na sociedade”, conclui Ana Cláudia Gomes.
The post CRS encerra 2025 com avanços estruturantes e projeta ampliação das ações em 2026 appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.
















