A complexidade dos empreendimentos da construção exige mais do que bons projetos e cronogramas bem definidos. Exige integração entre agentes, alinhamento de responsabilidades e mecanismos claros de decisão. Nesse contexto, a gestão compartilhada surge como uma estratégia capaz de aumentar a previsibilidade e melhorar o desempenho de obras de médio e grande porte. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC), desenvolveu um curso virtual para apoiar aplicação do modelo em empreendimentos complexos.
A cultura de gestão compartilhada prioriza a cooperação entre contratantes, construtoras, projetistas e fornecedores, com regras claras de governança, rotinas de alinhamento e mecanismos coletivos de tomada de decisão. Na prática, isso se traduz em maior controle da execução, resposta mais rápida a imprevistos e redução de custos associados a retrabalho, atrasos e disputas contratuais.
O curso de gestão compartilhada está estruturado em 12 módulos, com a participação de 13 especialistas, e é voltada para lideranças, gestores, contratantes e profissionais que atuam na gestão de obras complexas. A formação reúne práticas já aplicadas em obras industriais e corporativas, com foco em planejamento, desempenho, colaboração e integração entre equipes.
Para o vice-presidente de Obras Industriais da CBIC, Ilso Oliveira, a principal mudança está na cultura de execução dos projetos. “O objetivo da gestão compartilhada é desenvolver a cultura de que qualquer implantação requer disposição ao debate e aceitação de ajustes. É uma cultura que passa pelo entendimento de que um projeto requer trabalho em conjunto para se obter sucesso”, aponta.
Para saber mais e se inscrever no curso: clique aqui
The post Curso de Gestão Compartilhada da CBIC orienta decisões conjuntas em grandes projetos appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.
















