O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, esteve em Maceió nesta sexta-feira (23) ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para participar da entrega de 1.337 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). E celebrar a marca histórica de 2 milhões de unidades habitacionais contratadas desde a retomada do programa, em 2023. O evento contou com a presença do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, além de ministros, autoridades federais, estaduais e representantes do setor da construção civil.
Durante a solenidade, Lula destacou o orgulho em participar das entregas do Minha Casa, Minha Vida, que classificou como o maior programa habitacional da história do Brasil. Segundo o presidente, nunca se construiu tantas moradias em tão pouco tempo, com a meta de alcançar 10 milhões de unidades e zerar o déficit habitacional no país. Ele também ressaltou a prioridade da titularidade feminina dos imóveis, como forma de garantir segurança às famílias e proteger as mulheres.
O presidente enfatizou ainda a melhoria no padrão dos empreendimentos, com exigência de bibliotecas, áreas de convivência e varandas nos prédios, reforçando o respeito à dignidade dos beneficiários. “Assumi o compromisso de vir inaugurar e estamos aqui. Missão cumprida. É assim que se trata o bem público”, afirmou Lula.
As unidades entregues em Maceió fazem parte dos empreendimentos Dr. Pedro Teixeira Duarte I e II, Parque da Lagoa e Diana Simon Duarte, viabilizados por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). A entrega em Alagoas simboliza o alcance da meta estabelecida na recriação do programa, atingida um ano antes do prazo previsto pelo Governo Federal.
“A CBIC e suas associadas, apoiando as empresas do setor, acompanham a execução do programa e seguirão colaborando com sugestões para o seu aperfeiçoamento, unindo forças ao governo federal para remover gargalos e levar o sonho da casa própria para mais e mais brasileiros. Temos muito a fazer ainda”, apontou Correia, que lembrou da importância do programa para o desenvolvimento do Nordeste e dos R$ 35 milhões investidos em 2025.
O vice-presidente do Sinduscon-AL, Alfredo Brêda, também representando a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), destacou a importância do Minha Casa, Minha Vida para o desenvolvimento social e econômico do estado. “A retomada e o fortalecimento do Minha Casa, Minha Vida representam dignidade para milhares de famílias e também impulsionam a cadeia produtiva da construção civil, gerando emprego, renda e desenvolvimento. A presença do presidente Lula e do ministro das Cidades reforça o compromisso do governo federal com a habitação social e com o crescimento sustentável das cidades”, afirmou.
Em Alagoas, o Minha Casa, Minha Vida já soma mais de 36 mil unidades habitacionais contratadas, com investimentos federais superiores a R$ 4,6 bilhões. Desde sua retomada, o programa tem movimentado a economia, fortalecido a construção civil e beneficiado milhões de brasileiros em todas as regiões do país.
Além das moradias, o Governo Federal também realizou nesta sexta-feira a entrega de ambulâncias do Samu e Unidades Odontológicas Móveis para municípios alagoanos, ampliando os investimentos em saúde e infraestrutura no estado.
The post CBIC participa da entrega de moradias do Minha Casa, Minha Vida em Maceió appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.
















