O ministro do Trabalho e Emprego em exercício, Chico Macena, defendeu nesta quinta-feira (12) a necessidade de aproveitar o atual cenário para avançar na aprovação do projeto que propõe o fim da escala 6×1 e a redução gradual da jornada semanal para
40 horas.
Segundo ele, o substitutivo apresentado pelo deputado federal Léo Prates representa um avanço significativo para a organização do trabalho no país. “Achamos importante porque reduz a jornada para 8 horas diárias e permite uma jornada semanal de 4×3”, explicou o ministro.
A declaração foi feita durante o “Seminário Internacional Disputar Renda, Reduzir Desigualdades”, promovido pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudodos Socioeconômicos (Dieese). O evento, realizado desde ontem (11) em São Paulo, integra as comemorações pelos 70 anos da instituição.
Chico Macena reconheceu que ainda existem divergências sobre o projeto, mas afirmou que elas devem ser superadas por meio do diálogo dentro do governo e como Congresso Nacional. “Não acredito que votem este ano, mas é preciso avançar significativamente para que se chegue a uma situação mais vantajosa para todos os trabalhadores e trabalhadoras”, destacou.
Para saber mais sobre essa e outras notícias relacionadas à área trabalhista, além de uma seleção de decisões publicadas por Tribunais Superiores, Executivo, Ministério Público do Trabalho e Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, acesse o Radar Trabalhista nº 437/2025da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) de 08/12 à 12/12/2025.
Confira a galeria com todas as edições do Radar Trabalhista.
O tema tem interface com o projeto “Conhecimento, Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção”, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).
The post Radar Trabalhista: “a redução da jornada é essencial para melhorar a vida dos trabalhadores”, destaca Chico Macena appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.
















