Fórum Imobiliário Brasileiro, promovido pela Ademi-PE, discute a Requalificação Urbana no Brasil e em Pernambuco

Realizado no Recife Expo Center, nesta quarta-feira, 26, o Fórum Imobiliário Brasileiro trouxe como tema central a Requalificação Urbana no Brasil, para ser discutida a partir de uma visão “360 graus”, envolvendo desde líderes e empresários do setor imobiliário até gestores públicos. Com esse objetivo, foi montada uma programação de seis painéis temáticos ministrados ao longo do dia.

O Sinduscon-PE esteve representado, na ocasião, pelo seu presidente, Antônio Cláudio Couto, pela vice-presidente, Betinha Nascimento – que no momento também representou o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, Renato Correia – além de diretores do sindicato, ao exemplo de Paulo Wanderley, eleito para presidir o sindicato pelo próximo triênio. Na pauta, caminhos para a requalificação urbana, habitação de interesse social, novas tecnologias adotadas pelos agentes notariais e fundigns do setor, entre outros.

Para o presidente da Ademi-PE, Rafael Simões, o evento foi muito importante para a ampliação dos debates urbanos. “É necessário criar mecanismos e estímulos para revitalizar a cidade”, comentou, prevendo ainda que o Recife deverá vivenciar uma nova fase do seu centro urbano, assim como na Zona Sul. “A gente reúne aqui a sociedade para discutir caminhos que interessam a todos nós. A discussão que ganha as ruas hoje é onde e como vamos morar”, explicou, levantando quatro variáveis importantes para esse planejamento: preço, volume, qualidade e prazo.

Segundo Betinha Nascimento, o evento atendeu as expectativas do público e alcançou com primor seus objetivos. “Saímos daqui com um repertório maior para aplicarmos no planejamento das nossas empresas, em favor da sustentabilidade urbana e do bem estar social, que inexiste quando não há moradia digna”, considerou ela.

Entre os painelistas, estiveram o coordenador geral de Assuntos Estratégicos do Ministério das Cidades, Breno Molinar Veloso; a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Simone Nunes; o secretário de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento do Recife, Felipe Matos; o superintendente da Caixa Econômica Federal, Marcelo Maia; José Pólice Neto, do Instituto Insper, entre outros. “A cidade organizada se dá através da construção civil. Esse é um dia de muita riqueza de conteúdo para se discutir”, avaliou Simone Nunes.

O Ademi Fórum teve a coordenação do diretor da entidade, Guilherme Guerra, também coordenador do Comitê Imobiliário Notarial e Registral (CIRN), vinculado à Associação. “Resolvemos dar esse giro 360 graus para promover o olhar de todos os agentes envolvidos. Essa requalificação urbana não se faria sem todos esses atores presentes”. Segundo ele, a ideia é retomar o Fórum em um ano, a fim de conferir o que de fato foi efetivado e o que precisa ainda ser discutido.

The post Fórum Imobiliário Brasileiro, promovido pela Ademi-PE, discute a Requalificação Urbana no Brasil e em Pernambuco appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.

Compartilhe