CII debate financiamento imobiliário, FGTS e impactos da reforma tributária em nova reunião   

O cenário do setor imobiliário brasileiro segue em transformação, impulsionado por mudanças no financiamento habitacional, no uso do FGTS e na legislação tributária. Com o objetivo de analisar essas tendências e discutir estratégias para o mercado, a Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) promoveu, nesta segunda-feira (29), mais uma reunião de acompanhamento com seus associados, reunindo especialistas e lideranças do setor. 

O encontro, conduzido pelo vice-presidente da CII e presidente executivo do Secovi-SP, Ely Wertheim, trouxe à pauta temas estratégicos, como a proposta de reformulação do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), em análise pelo Banco Central, e os impactos da reforma tributária sobre a construção civil e o crédito habitacional. 

“O diálogo com o Banco Central e com os demais órgãos de governo tem sido essencial para reforçar que o setor imobiliário dispõe de recursos para financiar a habitação. Esse espaço de escuta é fundamental para que possamos apresentar dados técnicos e contribuir com soluções que assegurem previsibilidade e sustentabilidade ao financiamento habitacional”, destacou. 

Ao lado do coordenador de Relações Institucionais da CBIC, Luis Henrique Cidade, e do assessor legislativo do Secovi-SP, Pedro Krahenbühl, apresentou um panorama técnico e político das negociações, destacando os efeitos do novo modelo sobre o financiamento de imóveis. 

Especialistas também abordaram a complexidade da regulamentação da reforma tributária, evidenciando os desafios do setor na adaptação às novas regras e na transição entre regimes. O economista-chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci, trouxe dados recentes sobre o financiamento imobiliário via SBPE e o programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), apontando a desaceleração de recursos e a necessidade de ampliar a liquidez. 

Luis Fernando Mendes, assessor técnico da CII, detalhou a execução do orçamento do FGTS e as alterações introduzidas pela Instrução Normativa nº 32, que aumentou recursos para habitação, mas gerou debate sobre o uso do fundo para aquisição de imóveis usados. 

O encontro encerrou com uma rodada de mercado, mostrando que o setor mantém ritmo positivo no acumulado de 12 meses, embora alguns mercados, como o de São Paulo, já apresentem sinais de desaceleração. 

O tema tem interface com o projeto “Segurança Habitacional como Garantia Básica para a Qualidade de Vida e Integridade Física do Trabalhador”, da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi). 

 

The post CII debate financiamento imobiliário, FGTS e impactos da reforma tributária em nova reunião    appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.

Compartilhe