Formulado pela CBIC, projeto Se Essa Rua Fosse Minha pode requalificar cidades brasileiras

O Brasil possui cerca de 13,8 milhões de logradouros em áreas urbanas e rurais, distribuídos entre seus 5.600 municípios: cerca de 73% desses municípios são cidades de pequeno porte, que registram limitação orçamentária que podem adiar o incremento e melhorias na sua infraestrutura. Atenta a esse cenário, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) idealizou o projeto “Se Essa Rua Fosse Minha”, destinado a fomentar avanços em questões como iluminação, pavimentação, saneamento e outras intervenções que resultem em maior qualidade de vida para a população nas cidades brasileiras. 

Inovador, o projeto foi apresentado pela entidade durante o Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC), realizado em abril,  e deve ser transformado em política pública de longo prazo por meio de acordo de cooperação técnica celebrado com o Ministério das Cidades. A parceria será formalizada em cerimônia marcada para as 15h do dia 19 de agosto, em Brasília, com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho, dirigentes de entidades da construção e empresários do setor. O evento será realizado no auditório do Sindicato da Indústria da Construção do Distrito Federal (Sinduscon-DF) – Lote 1.125, SIA Trecho 2/3, 3º andar – Guará. 

Confirme sua presença no link: https://forms.gle/VzUxJU9ARN96Jo9t9  

“Esse projeto é focado nas pessoas, no cidadão”, diz Carlos Eduardo Lima Jorge, vice-presidente de infraestrutura da CBIC e responsável pela iniciativa. “Nosso objetivo é requalificar as ruas, os bairros brasileiros, de forma a torná-los mais acessíveis, seguros e humanizados através de soluções urbanísticas sustentáveis”, acrescenta. Segundo ele, a parceria com o Ministério das Cidades vai tirar do papel iniciativas com potencial de mudar a vida do brasileiro. “O ministro Jader entendeu a proposta de pronto e decidiu torná-la realidade”, diz Lima Jorge. 

A implantação do “Se Essa Rua Fosse Minha” pretende gerar uma matriz formada por projetos e modelos sustentáveis sob o ponto de vista legal, jurídico e econômico. A cooperação da CBIC e o Ministério das Cidades estender-se-á por um ano, período em que a iniciativa será implementada em alguns municípios. “O foco, ao menos inicial, serão os municípios mais carentes de obras e serviços, com menor capacidade econômica”, explica o vice-presidente da CBIC. 

Segundo ele, o processo de seleção de cidades será alinhado em conjunto com o Ministério das Cidades. “Acredito que possam ser usados alguns elementos do PAC Seleções, inscrições feitas por municípios com foco em crescimento econômico e inclusão social, com investimentos em diversas áreas, como mobilidade urbana”, avalia. 

O tema tem interface com o projeto “Infraestrutura como Caminho para Melhoria da Saúde, Segurança e Qualidade de Vida do Trabalhador”, da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi).  

The post Formulado pela CBIC, projeto Se Essa Rua Fosse Minha pode requalificar cidades brasileiras appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.

Compartilhe