Em visita ao recém-inaugurado Centro de Formação Profissional Sinduscon-DF/Senai, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da mão de obra qualificada e para o desenvolvimento social. Acompanhado pelo presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Adalberto Cléber Valadão Júnior, Correia conheceu as instalações da unidade e elogiou a estrutura e a metodologia empregada para capacitar futuros trabalhadores do setor e aumentar as oportunidades de ingresso deles no mercado de trabalho.
O Centro de Formação Profissional Sinduscon-DF/Senai é fruto de uma parceria entre o Sinduscon-DF, o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF), responsável pelas aulas. A unidade oferece cursos especializados para 300 alunos do programa Renova DF, abrangendo áreas fundamentais para a construção civil, como alvenaria, elétrica, hidráulica, e revestimento cerâmico. Os alunos também podem ter aulas em canteiros de obras de empresas da construção civil brasilienses.
Com um currículo técnico alinhado às demandas do mercado, o centro representa uma iniciativa transformadora para a população do Distrito Federal, proporcionando capacitação profissional a fim de ampliar a chance de contratações e reduz a dependência de programas assistenciais. Cada aluno encaminhado pelo GDF recebe bolsa de um salário-mínimo e passe livre estudantil.
“A CBIC apoia e reconhece o valor desse projeto. Essa parceria entre o Sinduscon-DF, o Senai e o governo local é um exemplo de como o setor privado e o poder público podem se unir para transformar vidas e impulsionar a economia local. Ao oferecer capacitação de qualidade e orientada às necessidades das empresas, esse centro de formação coloca o DF em uma posição de destaque na formação de mão de obra qualificada”, destacou Renato Correia.
O presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Cléber Valadão Júnior, reforçou o impacto positivo do espaço de treinamento para o setor e para a comunidade. “Esse centro de formação é mais do que uma escola. É uma oportunidade de mudança de vida. Com ele, conseguimos capacitar profissionais que sairão daqui com a chance de ingressar no mercado de trabalho, continuarem aprendendo e atender às necessidades das empresas da construção civil,” afirmou Valadão.
Correia ainda expressou a intenção de apresentar a experiência do Centro de Formação Sinduscon-DF/Senai a outras cidades e estados. “Estamos diante de um modelo que, sem dúvida, pode ser replicado em todo o Brasil, ajudando a preparar profissionais capacitados, prontos para atender a crescente demanda por mão de obra qualificada em diferentes regiões do país,” acrescentou.
A construção civil é um dos maiores empregadores do país, com quase de 3 milhões de trabalhadores formais atualmente, e Renato Correia afirma que projetos como o Centro de Formação são fundamentais para garantir que essa força de trabalho continue a crescer e a se modernizar, em benefício de toda a sociedade. “Este projeto está preparando cidadãos para uma nova carreira, digna, fazendo-os descobrirem a vocação para diferentes atividades, e ao mesmo tempo, ajudando o setor a suprir a demanda por profissionais, que podem continuar aprendendo, o que é essencial para o crescimento sustentável”, reforçou.
The post CBIC destaca potencial de impacto de centro de formação profissional no DF appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.