CBIC leva para Curitiba debates nacionais sobre infraestrutura e sustentabilidade na construção

Parceria marca os 80 anos do Sinduscon-PR e reúne empresários, especialistas e líderes do setor

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR) se uniram para realizar nesta quinta-feira (6) e sexta-feira (7), em Curitiba (PR), o ‘Encontro da Construção CBIC – Sinduscon-PR’. A programação técnica trará especialistas nacionais para debater grandes temas do setor, como sustentabilidade em obras industriais e o desenvolvimento de projetos e de obras de infraestrutura.

Também estão na pauta formas de agilizar o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e parcerias público-privadas (PPPs), oportunidades de negócio em saneamento e em siderurgia sustentável. O governador do Paraná, Ratinho Júnior, participará de discussão sobre o papel da política no crescimento do Brasil.

O Encontro marca a celebração dos 80 anos do Sinduscon-PR, neste dia 6 de junho, e é dividido em eventos distintos, que contam com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi), Caixa Econômica e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas para cada evento no site do Encontro.

A participação do público pode ocorrer presencialmente (ou via internet, em alguns dos eventos). Confira detalhes da programação: Sustentabilidade em obras industriais Na quinta (6), das 9h30 às 12h15, no auditório do Sinduscon Corporate, o público contará com um debate sobre sustentabilidade em obras industriais. Essa é a proposta das comissões de Obras Industriais e Corporativas (Coic) e de Meio Ambiente (CMA) da CBIC para o ‘11º Roadshow Coic – Edição Especial Sustentabilidade’, que terá três painéis:

Siderurgia Sustentável e a Gestão Compartilhada, com Ronald Lopes, diretor de operações da Tecnored

Engenharia, Sustentabilidade e Inovação para uma Construção de Baixo Carbono, com Adriana Hansen, diretora de Sustentabilidade do Centro de Tecnologia de Edificações;

Saneamento: Saúde, Sustentabilidade e Oportunidades de Negócios, com Gustavo Possetti (Sanepar)

Projetos e obras de infraestrutura

Também na quinta (6), das 14h às 16h30, também no Sinduscon Corporate, a Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC realizará a segunda edição do evento Diálogos Regionais CBIC/Caixa Infraestrutura, cujo objetivo é divulgar os principais projetos do banco no desenvolvimento de projetos e obras de infraestrutura em diversos setores, como água, esgoto, resíduos sólidos, mobilidade urbana, iluminação pública, escolas e unidades básicas de saúde.

Serão abordados, por exemplo, planejamentos ligados a ações do Novo PAC, do Orçamento Geral da União (OGU) e de PPPs. Também serão discutidos pontos sobre o Sistema Nacional de Preços e Índices para a Construção Civil (Sinapi). Estão confirmados como Carlos Cade, presidente do Sinduscon-PR; Emerson Leal Rocha, superintendente

nacional da Rede Executiva de Governo da Caixa; e Guto Silva, secretário de Planejamento do Governo do Estado do Paraná.

Política e desenvolvimento

A partir das 19 horas da quinta (6), no Museu Oscar Niemeyer, será realizado o debate ‘Papel da Política no Desenvolvimento do Brasil’, com a participação do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior e do presidente da CBIC, Renato Correia, com a mediação do jornalista e comentarista da GloboNews, Carlos Alberto Sardenberg.

O evento festivo deverá reunir sócios e dirigentes de empresas associadas ao Sinduscon- PR, lideranças empresariais de diferentes setores produtivos do Paraná e de outros estados brasileiros, bem como autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, de diferentes esferas de governo, além de formadores de opinião e imprensa.

Negócios imobiliários e habitação

Na sexta-feira (7), 14h30 às 16h30, no Sinduscon Corporate, acontece a ‘Rodada de Negócios do Mercado Imobiliário e Habitação’. A programação, exclusivamente presencial, contará com as seguintes apresentações:

Case de sucesso da Plaenge Empreendimentos, pelo diretor da empresa Fernando Fabian

Avanços do Programa Casa Fácil Paraná, com Jorge Lange, presidente da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná); Gilberto Luz, superintendente regional de Curitiba da Caixa; e João Gilberto Rufini, superintendente executivo de Habitação da Caixa.

Dados de Mercado Imobiliário Nacional, com Fabio Araújo, CEO da Brain Inteligência Estratégica

Projetos CBIC + Senai e Sesi

O tema do evento ‘Rodada de Negócios do Mercado Imobiliário e Habitação’ tem interface com o projeto ‘Melhorias para o Mercado Imobiliário’, das comissões de Indústria Imobiliária (CII) e de Habitação de Interesse Social (CHIS) da CBIC, em correalização com o Senai Nacional.

O tema do evento ‘Diálogos Regionais CBIC/Caixa Infraestrutura’ tem interface com o projeto ‘Segurança empresarial como ferramenta para geração de empregos, redução das desigualdades sociais, desenvolvimento sustentável da competitividade e inovação no setor da infraestrutura’, da Coinfra/CBIC, em correalização com o Senai Nacional.

O tema do ‘11º Roadshow Coic – Edição Especial Sustentabilidade’ tem interface com os projetos ‘Sustentabilidade das Empresas do Segmento de Obras Industriais e Corporativas’, da Coic/CBIC e ‘Descarbonização do setor da Indústria da Construção e os Negócios e Soluções Inovadoras em Sustentabilidade’, da CMA/CBIC, com a correalização do Senai Nacional e do Sesi Nacional.

Sinduscon-PR 80 anos

O Sinduscon-PR, entidade que representa cerca de 9 mil empresas da indústria da construção paranaense, completará 80 anos de história no dia 6 de junho deste ano. São 8 décadas atuando em prol do fortalecimento das empresas, contribuindo com o crescimento desta indústria tão vital para o desenvolvimento socioeconômico do País. O setor, que representa 4,2% do PIB do Paraná, emprega no Estado aproximadamente 160 mil trabalhadores, com carteira assinada e todos os benefícios.

O Sinduscon-PR é um dos três maiores Sinduscon do Brasil em número de associadas. Ao todo, são 740 empresas que percebem o valor e a importância de fazer parte da entidade, participar ativamente e contribuir para que o Sinduscon-PR tenha mais força e representatividade em suas ações. Para celebrar esta data emblemática, a programação do ‘Encontro da Construção CBIC – Sinduscon-PR’ foi elaborada em parceria com a CBIC, representante nacional e internacional das entidades da Indústria da Construção.

Contatos para a Imprensa:

Comunicação CBIC | Allan de Carvalho (61) 98206-4789
Comunicação Sinduscon-PR | Fabiane Ribas (41) 98853-8581

The post CBIC leva para Curitiba debates nacionais sobre infraestrutura e sustentabilidade na construção appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.