Mercado imobiliário de Fortaleza e Região Metropolitana registra melhor trimestre em 9 anos

O mercado imobiliário da Região Metropolitana de Fortaleza registrou, no primeiro trimestre de 2024, o melhor desempenho dos últimos 9 anos. Os números foram apresentados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE).

O levantamento revelou que o número de unidades habitacionais comercializadas entre janeiro e março deste ano cresceu 51,68% em comparação com o mesmo período de 2023, totalizando 3.792 unidades vendidas.

De acordo com o Patriolino Dias de Sousa, presidente do Sinduscon-CE, este aumento significativo é atribuído à baixa dos juros e ao maior acesso ao crédito, fatores que impulsionaram o mercado imobiliário regional. “Acreditamos que o ano de 2024 será muito promissor para a construção. Já observamos um aumento na procura nos estandes, o que nos leva a crer que será um ano excelente”, afirmou.

Os dados revelam um crescimento particularmente expressivo em Fortaleza, que liderou as vendas com 2.347 unidades comercializadas. As demais vendas foram distribuídas entre Aquiraz (166), Caucaia (531), Eusébio (518), Itaitinga (4) e Maracanaú (182).

Em Fortaleza e Região Metropolitana, a pesquisa mostra um certo equilíbrio entre os modelos de padrão econômico e os demais padrões, com 1.571 unidades do padrão econômico vendidas e 1.941 unidades de outros padrões.

Para Patriolino Dias de Sousa, o padrão econômico deve se destacar ainda mais no segundo trimestre de 2024, frente aos estímulos oferecidos pelos governos federal e estadual. “A gente sempre teve a base da pirâmide comprando bem e, no último ano, com o novo Minha Casa Minha Vida, teve um crescimento. E ainda vai ter um crescimento no Estado com o Entrada Moradia Ceará, que vai ter um bônus de R$ 20 mil na entrada”, observou.

LANÇAMENTOS

Em relação aos lançamentos imobiliários, Fortaleza registrou um aumento de 233% no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o ano anterior, totalizando 10 novos empreendimentos. Este crescimento representou um aumento de 10,14% na quantidade de unidades habitacionais lançadas na capital.

Embora tenha havido uma queda nos lançamentos na Região Metropolitana, os números continuam a demonstrar um aquecimento do mercado imobiliário local, posicionando Fortaleza como uma das principais praças do Nordeste em termos de desempenho.

The post Mercado imobiliário de Fortaleza e Região Metropolitana registra melhor trimestre em 9 anos appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.