Presidente da CBIC, Renato Correia, participa de missão técnica organizada pela FIIC nos Estados Unidos

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) participa de missão técnica organizada pela Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC) para discutir temas estratégicos do setor com importantes instituições financeiras internacionais em Washington (EUA). A programação de três dias será cumprida por Renato Correia, presidente da CBIC, e por Murillo Allevato, representante da CBIC na FIIC e conselheiro da instituição. A agenda internacional teve início na segunda-feira (06/05). 

Além do Brasil, a delegação da FIIC é composta por representantes de mais de 10 países latino-americanos, reunindo-se para trocar experiências sobre diversos temas relacionados ao setor da construção, como planejamento de infraestrutura, uso do BIM (Building Information Modeling) e capacitação, entre outros. 

No primeiro dia, os executivos mantiveram reunião de trabalho com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O presidente da CBIC destaca que temas como planejamento da Infraestrutura e ferramentas da digitalização foram debatidos. “Nós viemos falar sobre a infraestrutura do país e conhecemos um trabalho interessante que divulgaram aqui, sobre a participação da sociedade civil no planejamento da Infraestrutura, também com ferramentas de digitalização, o BIM para aumento da produtividade e competitividade”, disse.  

Incentivo ao público feminino – Nesta terça-feira (07), os participantes debateram sobre habitação e o déficit habitacional na América Latina. “Terminamos a etapa do BID. Falamos muito sobre habitação hoje, um diagnóstico muito profundo das causas do déficit habitacional na América Latina. Tivemos aqui uma boa perspectiva do que a gente conhece no Brasil”, destacou Correia.  

Outro tema em destaque foi o incentivo à participação das mulheres no setor da construção, reconhecendo e valorizando suas contribuições. Contextualizando o debate sobre a participação feminina na construção no Brasil, a CBIC apresentou o projeto “Elas Constroem”, que tem como objetivo promover a igualdade de gênero no setor, destacando o papel das mulheres e incentivando sua participação ativa. 

Iniciativa da Comissão de Responsabilidade Social (CRS), em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), o projeto foi apresentado por Murillo Allevato. “A CBIC preparou uma importante apresentação sobre curso de capacitação da mulher na construção civil. Fizemos essa apresentação e foi muito apreciado”, destacou. 

Na ocasião, Allevato destacou que a CBIC espera que os resultados e as metas propostas para o projeto “Elas Constroem” estimulem um compromisso firme com a promoção da igualdade de gênero e a inclusão das mulheres na indústria da construção, assim como resulte em uma maior visibilidade e participação das mulheres no setor, contribuindo para a expansão do conhecimento sobre seu papel fundamental na construção e estimulando um aumento do interesse feminino em atuar na área.  

A FIIC, à qual à CBIC é filiada, representa a construção em toda a América Latina e aglutina 19 Câmaras de 18 países. A missão será encerrada nessa quarta-feira (8). 

The post Presidente da CBIC, Renato Correia, participa de missão técnica organizada pela FIIC nos Estados Unidos appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.