CBIC participa do lançamento da Agenda Legislativa da Indústria

Agenda Legislativa da Indústria 2024 foi entregue aos parlamentares, nesta terça-feira (19), em sessão solene na Câmara dos Deputados. Com a presença da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a solenidade reuniu o presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, além de diversos deputados e senadores. 

A Agenda reúne 134 projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e impactam a atividade industrial. Segundo o presidente da CBIC, Renato Correia, são propostas que podem alavancar o desenvolvimento e a competitividade da indústria, atrair investimentos e gerar emprego e renda para a população. “A CBIC contribuiu com a elaboração da Agenda relacionando projetos importantes para a construção e o país com temas como infraestrutura, moradia, inovação. Pontos essenciais para tornar a indústria mais competitiva, levar qualidade de vida para as pessoas e garantir o crescimento do país”, destacou. 

A Confederação ainda divulgou a chamada Pauta Mínima da Indústria, com 17 proposições de maior impacto no setor. Entre eles estão licenciamento ambiental, tributação da distribuição de lucros e dividendos, e modernização do setor elétrico.  

“Além da regulamentação da Reforma Tributária, tema que vai melhorar a competitividade e colocar a indústria no mercado global. A Agenda Legislativa da Indústria é um instrumento que expressa, de forma clara e fundamentada, as propostas do setor industrial para reduzir o Custo Brasil, aumentar a competitividade das nossas empresas e acelerar o ritmo de crescimento econômico e a geração de empregos”, destacou o presidente da CNI, Ricardo Alban. 

O deputado Arthur Lira destacou que os assuntos convergem o desejo conjunto de governo, Legislativo e setores produtivos de estimular a inovação, a produtividade e a sustentabilidade. “Essa não é uma agenda exclusiva da indústria, é uma agenda do Brasil, uma agenda do desenvolvimento nacional. As demandas do setor e da sociedade estão estreitamente entrelaçadas. Todos queremos prosperidade e riqueza, todos queremos pleno emprego, com respeito ao meio ambiente”, disse Lira.  

Geraldo Alckmin enfatizou que a Agenda é um trabalho em busca de uma indústria inovadora, exportadora, sustentável, competitiva e desburocratizada. O ministro ainda destacou a importância da Reforma Tributária. “Ela vai impulsionar a economia, pois traz eficiência econômica. Em 15 anos deve aumentar 12% o PIB brasileiro, porque ela desonera investimento, desonera exportação e acaba com a cumulatividade”, afirmou. 

  

A Agenda Legislativa 

Para construir a Agenda Legislativa 2024, a CNI contou com a participação de 158 entidades do setor industrial, incluindo federações das indústrias, associações setoriais e sindicados nacionais. “A Agenda Legislativa agrega uma participação muito expressiva de representantes de entidades setoriais, associações, sindicatos, empresas industriais e federações da indústria em torno de prioridades que são importantes para o setor industrial e para o país. A pauta da indústria reúne as principais medidas para impulsionar nosso desenvolvimento”, destaca Roberto Muniz, diretor de Relações Institucionais da CNI. 

The post CBIC participa do lançamento da Agenda Legislativa da Indústria appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.