COMAT divulga e-book sobre plataformas e ecossistemas de inovação no setor

O aumento da competitividade na indústria da construção e a necessidade de inovação contínua para fazer frente às transformações no setor exigem atualização e o olhar na direção da eficiência, sustentabilidade e excelência operacional. O e-book “Inovação Aberta e Em Redes na Construção Civil: Um Catálogo de Hubs, Programas e Ecossistemas de Inovação no Brasil”, produzido pela Vice-presidente de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), abre caminhos e reúne algumas iniciativas que contribuem para essa evolução, conectando ideias inovadoras, tecnologias emergentes e colaborações estratégicas. 

“O catálogo proporciona uma análise sintética dos mecanismos operacionais destes ecossistemas, identificando seus integrantes primordiais e suas contribuições para a inovação e desenvolvimento no setor”, informa a publicação. “O documento não apenas esclarece algumas das diretrizes para a inovação na construção civil, mas também convida à participação ativa nesse processo de transformação, abrindo perspectivas para colaborações, investimentos e desenvolvimento de novas soluções”, explica.

Para uma compreensão mais ampla destes ecossistemas, o catálogo estabelece definições sobre os quatro importantes conceitos: Programas de Inovação Aberta, Hub de Inovação, Ecossistema de Inovação e Ecossistema Empreendedor. Além disso, pontua os benefícios práticos dos mecanismos para o desenvolvimento do setor da construção. 

Segundo a publicação, os ecossistemas em quaisquer setores são formados por uma ampla diversidade de organizações públicas e privadas que, operando em rede, interagem para não só acelerar os processos de inovação como também amplificar seus impactos econômicos, sociais e de sustentabilidade. 

O e-book integra o Construção 2030, projeto de pensamento de futuro para o setor da construção, desenvolvido pela CBIC, por meio da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). 

Clique aqui para baixar o e-book. 

The post COMAT divulga e-book sobre plataformas e ecossistemas de inovação no setor appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.