Governo divulga procedimentos para indicação de Emendas Parlamentares ao PAC

Nesta quinta-feira (14), o Diário Oficial da União (DOU) publicou uma medida que define os procedimentos e prazos para a operacionalização das emendas parlamentares destinadas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A medida, em consonância com a Lei de Diretrizes Orçamentárias 2024 (LDO 2024) e a Lei Orçamentária Anual 2024 (LOA 2024), estabelece um cronograma detalhado para a realização das indicações e a execução das emendas. 

De acordo com a medida, o cronograma para as Emendas PAC Seleções compreende várias etapas, iniciando com a indicação de beneficiários no Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP) e a indicação das emendas no Sistema Transferegov.br, que ocorrerão de 13 a 20 de março. Posteriormente, destaca-se a proposta de alteração orçamentária entre os dias 18 e 22 de março, seguida pela publicação da Portaria de crédito em 29 de abril. A segunda janela de indicações das Emendas PAC Seleções ocorrerá de 2 a 9 de maio, e o empenho das Emendas PAC Seleções deverá ser realizado até 30 de junho. 

A medida permite que as emendas individuais (RP 6), as de bancada estadual (RP 7) e as de comissão permanente do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e de comissão mista permanente do Congresso Nacional (RP 8), sejam direcionadas para o apoio ao financiamento de propostas habilitadas e selecionadas no âmbito do Novo PAC. Os objetivos incluem o apoio à implantação e modernização de infraestrutura para esporte amador, educacional, recreativo e de lazer, bem como o apoio à infraestrutura para educação básica. 

Para a indicação das Emendas PAC Seleções, os autores devem escolher propostas selecionadas ou habilitadas pelo PAC no módulo parlamentar do sistema Transferegov.br e indicar o valor total da proposta escolhida ao beneficiário correspondente na emenda parlamentar de sua autoria na programação específica. 

The post Governo divulga procedimentos para indicação de Emendas Parlamentares ao PAC appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.