Mulheres na construção: as conquistas e contribuições no Dia Internacional da Mulher

No Dia Internacional da Mulher, é hora de reconhecer e homenagear as mulheres que desafiam estereótipos e deixam sua marca na indústria da construção. Suas conquistas e contribuições merecem destaque, pois inspiram não apenas outras mulheres, mas também toda a sociedade. 

Engenheiras, arquitetas, operárias da construção, as mulheres estão presente em todas as áreas do setor. Suas histórias de sucesso são testemunho de sua determinação, habilidade e resiliência. Elas superam obstáculos, quebram barreiras e demonstram que não há limites para o que podem alcançar. 

A presença das mulheres na construção não só traz diversidade de gênero, mas também promove a inovação e a criatividade. O estudo A diversidade importa cada vez mais: o valor do impacto holístico”, realizado pela McKinsey & Company, descobriu que empresas com uma representação equilibrada de gênero em cargos de liderança são mais propensas a superar a concorrência e ter um desempenho financeiro superior.  

Ana Cláudia Gomes, vice-presidente da Comissão de Responsabilidade Social da Cãmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), destaca um dos projetos realizado pela CBIC, o “Elas constroem”, iniciativa que existe há 10 anos e que busca um setor cada vez mais inclusivo. 

Em 2023, a CBIC realizou um curso de qualificação para mulheres, chamado de letramento dessas mulheres. “A gente pode, durante mais de 40 horas de conteúdo dado por uma consultora com muita experiência nessa temática, entender um pouquinho da história da participação da mulher no mercado de trabalho; os principais desafios que ela enfrenta no dia a dia no mundo corporativo; os entraves para o crescimento dessa mulher, e as principais soluções que já foram implementadas, caminhos que são possíveis para que a gente, efetivamente, possa se tornar uma indústria cada vez mais atrativa e mais qualitativa para o crescimento e desenvolvimento da mulher”, pontuou.  

Neste ano, Ana Cláudia revela que a CBIC iniciará uma mentoria com as mulheres que participaram do letramento. Será o segundo ciclo do Elas Constroem, para que elas possam planejar as ações que vão nortear o fortalecimento da participação da mulher no mercado local.  

No Dia Internacional da Mulher, a CBIC celebra as conquistas e contribuições das mulheres na construção. Que este dia sirva como um lembrete do poder e da resiliência das mulheres em todos os aspectos da vida e como um chamado para a igualdade e a justiça em todas as áreas da sociedade. 

The post Mulheres na construção: as conquistas e contribuições no Dia Internacional da Mulher appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.