Papo de Líder da CBIC debate meio ambiente e sustentabilidade

Aconteceu hoje (28) o segundo encontro do “Papo de Líder” de 2024, promovido pela Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O projeto visa expandir o conhecimento dos membros do grupo CBIC Jovem e fomentar uma maior integração entre a equipe e os líderes das comissões da entidade.  

O encontro teve como tema de debate o meio ambiente e sustentabilidade. No contexto da indústria da construção, a preocupação com o meio ambiente tornou-se uma prioridade essencial. À medida que a sociedade busca soluções para mitigar os impactos ambientais, as empresas do setor estão adotando práticas sustentáveis para reduzir sua pegada ecológica e promover o desenvolvimento responsável. 

Para o vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da CBIC, Nilson Sarti, a CBIC coloca a sustentabilidade como vetor estratégico do negócio da construção e estimula nova mentalidade, “A CBIC incluiu no radar o compromisso de contribuir para atender as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) através de projetos conduzidos pela entidade”, concluiu.  

A sustentabilidade na construção abrange uma variedade de áreas, desde o uso eficiente de recursos naturais até a redução de resíduos e a implementação de tecnologias ecoeficientes. Isso inclui a adoção de materiais de construção sustentáveis, o uso de energias renováveis, a implementação de técnicas de construção verde e a adoção de práticas de gestão ambiental durante todo o ciclo de vida do projeto. 

Sarti destaca a necessidade de estimular o setor a ter como um dos eixos centrais a sustentabilidade, “A CBIC vem atuando e tem proposto que o poder público conceda estímulo a empreendimento sustentáveis, reconhecendo o esforço das empresas em torno de uma transição continuada no modelo de negócios do setor e beneficiando consumidores conscientes e engajados com a sustentabilidade”, destacou.  

Empresas e profissionais do setor estão cada vez mais comprometidos em integrar a sustentabilidade em todas as etapas dos projetos, desde o planejamento até a execução e manutenção. Isso não apenas beneficia o meio ambiente, reduzindo a poluição e a degradação dos recursos naturais, mas também contribui para a criação de espaços mais saudáveis e eficientes para as comunidades. 

A CMA destacou também a vontade de introduzir na agenda da construção temas como descarbonização e construção com madeira. “A Comissão de Meio Ambiente está debruçada e introduzindo na agenda da construção brasileira temas como descarbonização e construção com madeira, que carregam tendencias cuja realização está cada vez mais próxima”, pontuou o vice-presidente da CMA.  

Ao longo do debate, a Comissão de Meio Ambiente da CBIC, pontuou os outros eixos de atuação da Comissão como os recursos hídricos, energia renovável, cidades sustentáveis, legislação ambiental, entre outros. 

The post Papo de Líder da CBIC debate meio ambiente e sustentabilidade appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.