Médica do Seconci-SP recomenda cuidados para o Carnaval

Seconci-SP faz recomendações sobre a saúde no Carnaval. A dra. Dagmar Kistemann, clínica geral do Serviço Social da Construção Civil – SP, pontuou alguns cuidados para se manter saudável nos dias agitados de Carnaval.

“Um dos cuidados mais importantes é manter-se hidratado, e aqui vai um alerta. Diferentemente do que alguns imaginam, o álcool não hidrata. Ao contrário, desidrata. O álcool ‘esquenta’ o corpo e a pessoa se ilude ingerindo mais álcool, para supostamente ‘matar a sede’. Portanto, além de evitar a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, as pessoas também devem tomar bastante água”, afirma a médica.

Segundo a médica, antes de sair de casa é indicado se alimentar, hidratar-se, usar roupas leves, passar protetor solar e repelente. Deve também levar barras de cereais ou frutas, para não passar muitas horas sem nutrir o corpo.

“Durante a folia, a pessoa deve se hidratar continuamente e reaplicar o protetor solar de acordo com a recomendação do fabricante. Precisa buscar periodicamente lugares para descansar, se refrescar e molhar as regiões mais expostas ao sol”, prossegue.

Outro costume errôneo é achar que ingerir pouco líquido fará a pessoa não ter vontade de urinar e assim poder permanecer horas sem ir ao banheiro. “Além de tomar pouco líquido expor a pessoa ao risco de desidratação, a vontade virá de qualquer forma. Então, continua valendo a recomendação de se ingerir bastante água. Além disso, é recomendável que as mulheres levem um pouco de papel para higiene após a micção, a fim de evitarem infecções urinárias”, declarou a Dra. Kistemann.

A médica recomenda que não se deve suspender medicamentos que a pessoa eventualmente esteja tomando. “Há medicamentos que perdem eficácia se a pessoa ingerir álcool, então alguns foliões suspendem seu uso. Mas isso expõe a saúde a riscos, e alguns desses podem ser graves”.

 

Com informações do Seconci-SP

The post Médica do Seconci-SP recomenda cuidados para o Carnaval appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.