Número de trabalhadores formais na Construção Civil cresceu 6,57% em 2023

Setor da construção encerrou 2023 com saldo positivo, apontando o crescimento de 6,57% de trabalhadores formais no setor. Durante o ano foram gerados 158.940 novos postos de trabalho com carteira assinada, de acordo com dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged),  divulgados nesta terça-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. 

Este é o sexto ano consecutivo que o setor da construção registra resultados positivos no seu mercado de trabalho, destacou a economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos.  “Em 2023 o número de novas vagas geradas foi o terceiro maior dos últimos 10 anos”, apontou. 

Apesar dos dados positivos, a economista ressalta a perda de impulso na criação de novas vagas ocasionados pelo cenário de altas taxas de juros e pelo elevado custo em função do aumento de preço dos insumos. “Isso significa que o setor segue gerando resultado positivo, mas em menor patamar do que nos dois últimos anos”, disse Ieda. 

Diante desse cenário, Ieda Vasconcelos alerta para a importância da desoneração da folha de pagamentos. “Precisamos estar atentos ao tema para que o setor da construção continue tendo forças para gerar novos resultados positivos no seu mercado de trabalho”, disse. 

Confira a análise completa no Informativo Econômico da CBIC, clique aqui!

The post Número de trabalhadores formais na Construção Civil cresceu 6,57% em 2023 appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.