Seconci-SP: época é estratégica para treinamentos de segurança do trabalho 

No início de cada ano, as construtoras e prestadoras de serviços à construção iniciam um ciclo de novas contratações de mão de obra. “É um período estratégico para as empresas realizarem treinamentos de segurança do trabalho, tanto para capacitar os recém-chegados como para atualizar os conhecimentos dos demais”, recomenda José Bassili, gerente de Segurança Ocupacional do Seconci-SP (Serviço Social da Construção).

Bassili chama a atenção para a importância de os treinamentos serem dirigidos a todo o pessoal. “Acontece com certa frequência que o trabalhador mais veterano acaba negligenciando algum procedimento de segurança, por considerá-lo dispensável em face de sua experiência, ou simplesmente por distração. É aí que ocorrem acidentes nas obras, que poderiam tranquilamente ser evitados”, afirma.

O Seconci-SP disponibiliza uma série de treinamentos que podem ser realizados na entidade ou no próprio canteiro da construtora. Confira alguns desses treinamentos, todos de acordo com as exigências das NRs (Normas Regulamentadoras) de Saúde e Segurança do Trabalho:

NR-5 – Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio)

NR-6 – Equipamento de Proteção Individual

NR-10 – Treinamento para Eletricistas

NR-18 – Treinamento Admissional e Periódico

NR-23 – Treinamento de Prevenção de Combate a Incêndio

NR-33 – Treinamento em Espaço Confinado

NR-35 – Treinamento para Trabalhos em Altura

Além destes, a entidade organiza treinamentos customizados para necessidades específicas de segurança do trabalho das empresas.

PGR – NR 18

O Seconci-SP também disponibiliza, em 14 módulos, um treinamento on line bastante detalhado sobre a NR 18 – Saúde e Segurança do Trabalho na Indústria da Construção, e sobre o PGR – Plano de Gerenciamento de Riscos introduzido na nova redação desta Norma.

O curso possibilita aos participantes: conhecimento sobre cada detalhe da NR 18 e sua aplicação em qualquer ambiente de trabalho; elaboração de PGRs sob medida, poupando tempo e recursos; simulações e exemplos práticos para lidar com desafios da segurança do trabalho; e compreensão das nuances que qualificam os especialistas na matéria.

(Com informações do Seconci-SP)

The post Seconci-SP: época é estratégica para treinamentos de segurança do trabalho  appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.