Lula assina Decreto Nova Estratégia BIM BR

Nesta segunda-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o Decreto Nova Estratégia BIM BR, marcando um importante avanço na promoção da tecnologia BIM (Building Information Modeling) no Brasil. Para a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a assinatura representa um passo relevante para o setor.

De acordo com o vice-presidente da área de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da CBIC, Dyonizio Klavdianos, o Decreto representa um marco significativo, revigorando o interesse na implementação do BIM no país. Klavdianos ressaltou que, em 2018, o então presidente Michel Temer já havia assinado a lei que estabelecia a adoção do BIM em obras públicas, com datas específicas para implementação gradual.”Passados mais de 5 anos, a CBIC vê com bons olhos a retomada do interesse nesta importante inovação que contribuirá e muito em termos de transparência e segurança de informações”, destacou.

A tecnologia BIM permite a criação, utilização, atualização e compartilhamento de modelos digitais de construções, promovendo a colaboração entre todos os participantes do empreendimento. Essa abordagem inovadora não apenas impulsiona a transparência e a segurança das informações, mas também gera impactos positivos tangíveis nas obras.

De acordo com Klavdianos, a implementação do BIM nas obras não só contribuirá para a elevação do patamar tecnológico do setor, mas também trará benefícios substanciais em termos de produtividade, qualidade e desempenho. “Quando utilizada nas obras propriamente ditas, acarretará em aumento da produtividade, melhoria da qualidade e desempenho, e elevação do patamar tecnológico”, pontuou. 

Além disso, a utilização do BIM é crucial para a modernização do setor da construção, alinhando o Brasil com as melhores práticas internacionais.

The post Lula assina Decreto Nova Estratégia BIM BR appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.