Deu na Mídia: CBIC faz avaliação sobre nova política industrial

O governo federal lançou nesta segunda-feira (22) uma nova política industrial, durante evento no Palácio do Planalto, que contou com a presença de diversos representantes do setor. A solenidade, repercutida pela CNN Brasil e pelo jornal O Estado de S. Paulo, trouxe a perspectiva de entidades, como a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), sobre a “Nova Indústria Brasil”.

Em entrevista, o presidente da CBIC, Renato Correia, fez uma avaliação positiva do plano e manifestou tranquilidade com as exigências de conteúdo local em projetos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Em tese, a preferência por fornecedores nacionais, ainda que com preços superiores, pode afetar o valor global de grandes obras, aponta.

Correia acredita que não haverá “forçação de barra” pelo governo no uso do mecanismo. “Se bem utilizado, é uma boa estratégia”, comentou.

Para o presidente da CBIC, trata-se apenas de um pontapé inicial da nova política industrial. “A implementação sempre poderá requerer condições de rumo. Não está nem tudo certo, nem tudo errado. Ajustes ao longo do tempo serão sempre necessários”.

Correia elogiou os instrumentos divulgados no plano — como subsídios, apoio à exportação de serviços de engenharia e linhas de financiamento. Ele só fez a ressalva de que é preciso ter responsabilidade fiscal na condução da economia para preservar os ganhos conquistados até agora.

A reportagem pode ser conferida na íntegra clicando aqui ou acessando o site da CNN Brasil. 

The post Deu na Mídia: CBIC faz avaliação sobre nova política industrial appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.