CBIC: 67 anos de história contribuindo para a construção de um país melhor

Ampliar a atuação das empresas para que o setor da construção possa fazer mais habitação, saneamento e infraestrutura para proporcionar o bem-estar dos cidadãos brasileiros, com mais moradia, hospitais, creches e escolas, ruas e estradas, fábricas e edifícios comerciais tem sido o principal objetivo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que comemora 67 anos neste sábado (20).

Fundada em 1957, na cidade do Rio de Janeiro e transferida para a capital federal em 1982, com o fortalecimento do seu papel de interlocutora do setor junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nestes 67 anos de história a CBIC aglutina 96 entidades do setor da construção, presentes nas 27 unidades da Federação.

Nesta trajetória, a entidade tem provocado, estimulado e orientado sindicatos patronais e empresas da construção na busca constante por modernização e excelência, contribuindo para um país melhor, acumulando credibilidade, realizando uma agenda legítima, transparente e alinhada aos mais elevados interesses coletivos do setor da construção e do país.

Em números, o setor da construção, grande gerador de empregos, renda, arrecadação de impostos, segurança e qualidade de vida para a população, representa 131 mil empresas (2023); 2,6 milhões de trabalhadores (2023); 3,2% de participação do PIB (2023); 42,6% de participação no investimento (2023), e R$ 377,8 bilhões no valor das incorporações, obras e/ou serviços de construção (2021).

A entidade integra a Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC), que representa a construção em toda a América Latina, formada por 19 Câmaras de 18 países.

Formada por nove Comissões Técnicas e duas assessorias técnicas, a CBIC produz conhecimento qualificado e mobiliza especialistas e corpo técnico de excelência, contando com a atuação decidida de empresários do setor e outros parceiros para executar projetos de interesse coletivo da indústria da construção.

Os resultados da atuação da CBIC nestes 67 anos são inquestionáveis: a construção brasileira mantém sua força estratégica como importante motor da economia nacional, um setor cada vez mais moderno, bem estruturado e referência de qualidade construtiva.

Ao longo de sua trajetória, a CBIC participou de diversos momentos relevantes da história nacional, mostrando sua força ao induzir debates estratégicos e a mudança de premissas, trazendo a construção para a vanguarda da indústria nacional.

O presidente da CBIC, Renato Correia, aproveita a data para agradecer a todos que fazem parte dessa trajetória: parceiros das entidades associadas, empresários, responsáveis pelas Comissões Técnicas e a equipe de colaboradores.

“Existimos para melhor as condições de habitação, saneamento, infraestrutura e de obras públicas no nosso país”, ressalta o dirigente, ao reforçar o compromisso da entidade para a construção de um Brasil melhor para todos.

The post CBIC: 67 anos de história contribuindo para a construção de um país melhor appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.